Após acidente na envolvendo ambulância da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul na sexta-feira (9), no qual duas pessoas morreram, um novo incidente aconteceu envolvendo veículo da cidade. Na madrugada deste domingo (11), outra ambulância transportando um paciente para a Santa Casa, em Campo Grande, perdeu uma roda durante o trajeto. 

Conforme divulgado em jornal local, a ambulância estava com três pessoas a bordo e a roda teria se desprendido do eixo durante a viagem. Ninguém se feriu. Esse seria o terceiro episódio envolvendo ambulância do município. 

Conversas em grupos nas redes sociais foram divulgadas, nas quais os servidores questionam a manutenção dos veículos e, preocupados, cobram as autoridades do município.  “É a história se repetindo. Nos resta saber se vamos continuar assim, colocando nossa equipe em risco”, disse servidor.

A reportagem do Jornal Midiamax procurou a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Magalhães, em nota, disse que a ambulância que perdeu roda nesta madrugada havia sido entregue pela oficina responsável pela manutenção há dois dias. Afirmou, inclusive, que vai apurar o que aconteceu.

“Nessa madrugada ao transportar uma vaga para Campo Grande, a ambulância teve um problema com o batente do amortecedor do lado direito, porém nada grave […] providenciamos um carro para buscar a equipe e um guincho para buscar o carro. Toda frota da Secretaria de Saúde, como da prefeitura passam regularmente por manutenção corretiva sempre que preciso. Inclusive essa ambulância do ocorrido desta madrugada, havia sido entregue ontem pela oficina credenciada. Nosso responsável pela frota já entrou em contato com a oficina e aguarda devolutiva do acontecido, haja visto o serviço ter sido executado”, disse. 

Ela relatou também que após o ocorrido de sexta-feira, o Município entrou em contato com uma empresa privada para que fosse providenciadas novas ambulâncias locadas. A locação deverá ocorrer por 30 dias até que a prefeitura de Nova Alvorada do Sul formalize a compra de novos veículos. O Governo do Estado também estaria sendo acionado para que um veículo de UTI móvel fosse disponibilizado.

Acidente com ambulância 

O motorista Juarez de Deus Alves, de 58 anos, teria perdido o controle da ambulância e colidido contra um caminhão carregado de após um dos pneus do veículo de emergência ter estourado, na BR-163, na última sexta-feira (9). A secretaria disse à reportagem que os pneus da ambulância haviam sido trocados 50 dias antes.

O motorista e a paciente Lucia de Azevedo Massaranduba, de 56 anos, da ambulância morreram no local do acidente. O motorista do caminhão, de 53, chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi socorrido pelo filho, que seguia em outro caminhão logo atrás.

A paciente seguia para Campo Grande e estava em tratamento contra um câncer. Segundo informações do boletim de ocorrência, cinco pessoas estavam dentro da ambulância, sendo o motorista, a paciente e sua irmã, um médico e um técnico de enfermagem. O veículo oficial é da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

A irmã da vítima e o médico tiveram ferimentos leves, mas o auxiliar foi resgatado, a princípio, em estado grave. Após o acidente, o motorista do caminhão teve um mal súbito. Todos eles foram encaminhados para a Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com Patrícia Magalhães, os três sobreviventes estão bem e estáveis.