A cidade de Aparecida do Taboado, município com pouco mais de 26 mil habitantes, foi premiada duas vezes no Torneio Regional de Robótica do Distrito Federal. Quem representou o foi a equipe “Alpha Droid”, composta por alunos da Escola do SESI da cidade.

Na disputa, realizada no mês de maio, a equipe recebeu premiações pelo primeiro lugar na categoria Melhor Mentor, com o aluno Caio Pizzi, e segundo lugar no Core Values.

O evento teve a participação de 154 alunos, 32 técnicos e 30 juízes. Com o MS, 28 equipes se inscreveram de estados como Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Em virtude da pandemia, a disputa foi realizada no formato online. O principal ambiente de avaliação foi a First Reh (Remote Event Hub), plataforma oficial da First, desenvolvida especialmente para os torneios online.

Os inscritos e juízes tiveram acesso restrito, pela plataforma Teams, para analisar os materiais enviados pelos estudantes, processo que ocorreu em tempo real.

A diretora da Escola do SESI de Aparecida do Taboado, Graciete Aparecida, contou a experiência vivida e agradeceu aos envolvidos nos trabalhos.

“Participar deste momento com os estudantes foi fantástico. Ver o crescimento da equipe, a superação em cada missão e os ensaios incansáveis da turma. Agradeço imensamente o apoio e comprometimento das famílias e comunidade escolar”, disse.

Troféu

Neste ano, o torneio ocorreu nos dias 14 e 15 de maio de forma remota. Por isso, somente agora foi que os alunos receberam na escola os troféus, devido ao tempo de envio.

Torneio FIRST LEGO League

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, cada time deve ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.