O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () abriu nesta segunda-feira, 1º, o prazo para rematrícula de estudantes dos cursos presenciais de qualificação profissional, oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), dos técnicos de nível médio subsequente e integrado, da graduação e da pós-graduação. A rematrícula dos veteranos deve ser feita de forma online, pelo Sistema Acadêmico do IFMS, até quarta-feira, 3.

O estudante deve, inicialmente, atualizar o questionário socioeconômico e, na sequência, confirmar a rematrícula nas unidades curriculares que irá cursar no primeiro semestre de 2021.

Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, o estudante deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (Cerel)  do campus em que estuda.

Educação a Distância – O período de matrícula online dos estudantes veteranos dos cursos técnicos subsequentes oferecidos a distância segue outro cronograma.

Os alunos dos cursos técnicos subsequentes a distância em Administração devem efetuar a matrícula entre os dias 23 de março e 2 de abril. No caso do técnico em Manutenção e Suporte em Informática, o prazo irá de 23 de março a 3 de abril. E para os alunos de Edificações, o período será de 24 de março a 4 de abril.

Os veteranos da educação a distância também deverão fazer a matrícula do primeiro semestre no Sistema Acadêmico.

Calendário – As datas de matrícula constam dos calendários letivos dos dez campi, publicados no início deste mês.

Nos calendários, também é possível consultar informações sobre o número de dias letivos por mês, feriados, recessos, datas comemorativas, eventos institucionais e prazos diversos, que deverão ser seguidos por estudantes e professores.

A Semana Pedagógica, atividade em que é feito o planejamento de ensino de 2021, começa em todas as unidades nesta segunda-feira, 1º, e se estende até 5 de março. O início das aulas será na próxima segunda-feira, 8. Já o término do primeiro semestre está previsto para 14 de julho.

Em virtude da pandemia, as atividades presenciais estão suspensas até dia 15 de julho. Entretanto, atividades letivas e administrativas que não possam ser executadas remotamente poderão ser realizadas presencialmente, desde que sigam as recomendações de biossegurança previstas nas Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia.

São exemplos de atividades que precisam ser executadas presencialmente as aulas práticas de laboratório, as atividades rurais em campus agrícola e as atividades de de e contratos, dentre outras. (Informações da assessoria)