A partir desta segunda-feira (1º), abre o período de esportiva em bacias dos rios Paraguai e Paraná. De março até outubro deste ano, pescadores amadores poderão usufruir dos peixes das águas sul-mato-grossenses.

Entretanto, é preciso respeitar as regras de captura estabelecidas pelos órgãos estaduais e federais. Assim, pescadores que irão praticar a pesca amadora ou recreativa podem capturar e levar um exemplar de pescado de espécie nativa e até cinco piranhas.

Existem tamanhos estabelecidos para cada espécie, que devem ser consultados na Cartilha do Pescador 2021. Além disto, amadores não podem pescar a menos de 200 metros de cachoeiras, corredeiras, nascentes e olhos d'água. Por fim, outras regras podem ser conferidas na cartilha disponibilizada de forma online pela PMA-MS (Polícia Militar Ambiental de MS).

Pesca esportiva

Em MS a pesca amadora ou recreativa é praticada como forma de lazer. O esporte, que agrega cada vez mais participantes, promove o avanço do turismo aliado a natureza.

Assim, no Estado existem famosos afluentes do , que são os rios Taquari, e . Uma das cidades que ganha destaque na temporada de pesca é Corumbá, que possui 80% dos visitantes sendo praticantes do pesque-solte.

No município, a 425 km de , existem diversas opções para praticar a pesca esportiva. Entretanto, os barcos-hotéis são os mais requisitados pelos visitantes. No total, são 27 unidades destes barcos que operam durante toda a temporada de pesca amadora.