Veja quais são as melhores máscaras para se proteger do coronavírus

Um novo estudo de pesquisadores americanos analisou 14 tipos de máscara disponíveis para avaliar sua eficácia na proteção contra o novo coronavírus. Os resultados mostraram que a mais eficaz é a N95, usada por profissionais de saúde. Máscaras de três camadas e as de algodão também tiveram um bom desempenho. No experimento, os pesquisadores da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um novo estudo de pesquisadores americanos analisou 14 tipos de máscara disponíveis para avaliar sua eficácia na proteção contra o novo coronavírus. Os resultados mostraram que a mais eficaz é a N95, usada por profissionais de saúde. Máscaras de três camadas e as de algodão também tiveram um bom desempenho.

No experimento, os pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos,  equiparam uma caixa preta com um laser e uma câmera de celular e fizeram com que uma pessoa falasse na direção do feixe de laser dentro da caixa a mesma frase cinco vezes. O teste foi feito sem máscara, para servir como controle, e depois repetido com os 14 tipos de máscara analisados. A câmera registrou a quantidade de gotículas emitidas pela fala e determinou quantas gotas vazaram pela máscara.

De acordo com a pesquisa, as máscaras profissionais N95 reduziram a transmissão de gotículas para menos de 0,1%. As máscaras cirúrgicas de três camadas ou de polipropileno vieram em segundo lugar, reduzindo a transmissão de gotículas em 90% ou mais, em comparação com a ausência de cobertura facial. 

Já as máscaras de algodão, feitas a mão eliminaram 70% a 90% das gotículas expelidas pela fala. Bandanas dobradas tiveram resultado muito pior e apenas reduziram as gotículas perdidas em cerca de 5%. Já a lã de pescoço – aumentou a quantidade de spray. Uma possível explicação para esse fenômeno é que o tecido dispersa as gotas maiores em muitas gotas menores, aumentando a quantidade de saliva e prejudicando a eficácia do produto. 

As máscaras N-95 com válvulas tiveram um desempenho semelhante às máscaras de algodão, em termos de quantidade de spray transmitida.
Veja a lista das melhores máscaras, de acordo com o estudo. Da que protege mais, para a que protege menos:
1- N95
2- Máscara cirúrgica descartável
3- Máscara de polipropileno e algodão (o material sintético polipropileno é colocado entre duas camadas de algodão)

4- Máscara de polipropileno de amarrar (duas

camadas de material sintético)
5 – Máscara de algodão de amarrar*
6- Máscara de amarrar feita com duas camadas de algodão*
7- N95 com válvula
8- Máscara de algodão costurada a mão*
9- Máscara de algodão plissado da empresa americana Hudson’s Hill, sediada na Carolina do Norte, de camada única*
10 – Máscara de algodão plissado de camada única*
11- Máscara de algodão plissado de camada dupla*
12 – Máscara feita com tecido de camiseta
13 – Bandana dobrada usada como máscara
14 – Gola de pescoço usada como máscara

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei