Vacina contra coronavírus não imuniza Covid-19 e é apenas para animais, alerta veterinária
Nas , internautas questionam se medicamento funcionaria contra o , o novo coronavírus | foto: reprodução

Uma foto de vacinas de cães que trata o coronavirose tem circulado nas redes sociais e internautas tem questionado se a poderia ser eficaz no combate do Covid-19, o novo coronavírus, nas pessoas.

No entanto, especialista esclarece que a vacina é destinada apenas para os animais e se injetada no corpo humano, pode causar reações adversas.

Conforme Cláudia Mendes, médica veterinária, os cães também tem um tipo de coronavírus (CCoV-II), mas no organismo dos animais, esse vírus é menos agressivo, onde provoca apenas reações como vômito e diarreia.

“Os cães chegam a tomar essa vacina até quatro vezes na vida. Eu atendo casos de coronavírus em cães duas vezes no ano, a procura é bem baixa. Quanto a vacina, ele é apenas para os bichos e, se injetar em uma pessoa, a reação poderá ser adversa”, pontuou, visando que o novo coronavírus atinge, principalmente o sistema respiratório das pessoas, diferente do coronavirose dos animais. Por tanto, nada de sair aplicando medicamento de uso veterinário em si mesmo ou recomendando por aí.

Em nova atualização na tarde desta sexta-feira (20), o número de casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul subiu para 12, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Os três novos casos confirmados são de pessoas residentes em : um homem, de 46 anos, uma mulher, de 30 anos e outro homem, de 49 anos que mantiveram contato com pessoas já infectadas pelo vírus.