A UEMS (Universidade Estadual de ) lançou a página (http://www.uems.br/covid19) com o objetivo de agregar e disseminar informações científicas e orientações sobre como enfrentar a COVID19 para o público em geral, profissionais de saúde e da .

A página disseminará o conhecimento que foi gerado pelo corpo docente da Universidade, sobre o tema, com o intuito de desenvolver as potencialidades do ser humano, principalmente neste momento tão grave do ponto de vista da saúde, social e econômico.

Com foco no enfrentamento da Covid-19, a página tem  por finalidade compartilhar materiais educativos produzidos na UEMS, tais como: vídeos, protocolos para procedimentos e rotinas, manuais ou guias de orientações, materiais da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde ou de outras instituições de referência, notícias. Há também o acesso direto para a Secretaria de Estado de Saúde e para a página Alerta Coronavírus do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Márcia Alvarenga, a página faz parte do projeto de extensão e pesquisa “Enfrentamento a Covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos” elaborada pela UEMS em parceria com a Escola de Saúde Pública de MS e demais setores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).  A demanda surgiu pela SES que solicitou da UEMS, por meio dos cursos de Enfermagem e de Medicina, ações voltadas para duas populações vulneráveis: indígenas e idosos.

“A partir desta solicitação os cursos se uniram e também em parceria com o nosso comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde da UEMS para divulgar orientações científicas para a população em geral e para profissionais da saúde. A página surgiu da necessidade de termos um local para concentrar estas orientações e informações”, ressaltou Márcia Alvarenga.

Segundo André Vinicius Batista de Assis, Diretor Geral Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Diretor da Escola de Saúde Pública, essa iniciativa surgiu pela necessidade de se concentrar informações sobre medidas de prevenção da COVID-19 baseadas em evidências, manuais, protocolos e demais orientações em um único espaço virtual e de acesso público, considerando as especificidades das instituições de longa permanência (ILPI) e as características dos idosos institucionalizados.

“Isto é fundamental para a qualificação das atividades de cuidado em saúde executadas pelos profissionais e colaboradores presentes nas ILPI, bem como para nortear as tomadas de decisões dos gestores destas instituições. A página será uma ferramenta a ser divulgada como fonte de obtenção deste conhecimento que deve ser adotado em caráter emergencial pelas ILPI. A UEMS demonstra-se comprometida com o desenvolvimento de ações que visam assegurar a saúde do idoso, e em parceria com a SES está envolvida em outras atividades para o enfrentamento da COVID-19. Estamos esperançosos que esta e outras ações sejam efetivas contra a doença e beneficiem a população sul-mato-grossense”, enfatizou. (Informações da assessoria)