Prazo para inscrições de projetos para a seleção do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Pibic-AAF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas) e do Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) começou na quinta-feira (3).

Os editais foram publicados no mês de novembro pela UEMS (Universidade Estadual do ), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições vão até o dia 24 de março de 2021.

De acordo com a Proppi (Pró-reitoria de Pesquisa, e Inovação), serão disponibilizadas até 250 bolsas Pibic, pagas pela UEMS, além de 60 bolsas do Pibic, pagas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Também serão disponibilizadas 16 bolsas Pibic-AAF, pagas pela UEMS e pelo CNPq e mais 9 bolsas Pibiti, pagas pelo CNPq. A Proppi destaca que o número de bolsas financiadas pelo CNPq podem mudar, porque dependem da disponibilidade financeira do Órgão.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais e a duração é de 12 meses. De acordo com os editais, as bolsas que serão financiadas pela UEMS terão vigência no período de Agosto de 2021 a Julho de 2022. Já a vigência das bolsas pagas pelo CNPq dependerá do cronograma estipulado pelo próprio Órgão.

As inscrições de projetos devem ser feitas, exclusivamente, pelos orientadores, na plataforma Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGPROJ).

A seleção para a concessão de bolsas de iniciação científica é voltada para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEMS, visando despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por /pesquisadores atuantes e qualificados.