Começaram nesta quinta-feira (24), as inscrições para o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do PIBIC-AAF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas) e do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). O prazo para inscrição vai até dia 24 de março de 2021.

Os editais foram publicados no mês de novembro pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, e Inovação, em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo a PROPPI, serão 250 para PIBIC, pagas pela UEMS e 60 bolsas, pagas pelo CNPq. Também serão disponibilizadas 16 bolsas PIBC-AAF, pela UEMS e CNPq e mais 9 PIBITI, pagas pelo CNPQ. A PROPPI destaca que o número de bolsas financiadas pelo CNPq podem mudar, porque dependem da disponibilidade financeira do Órgão.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais. A duração das bolsas é de 12 (doze) meses. De acordo com os Editais, as bolsas que serão financiadas pela UEMS terão vigência no período de Agosto de 2021 a Julho de 2022. Já a vigência das bolsas pagas pelo CNPq dependerá do cronograma estipulado pelo próprio Órgão.

As inscrições de projetos devem ser feitas, exclusivamente, pelos orientadores, na plataforma Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGPROJ).

A seleção para a concessão de bolsas de iniciação científica é voltada para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEMS, visando despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por /pesquisadores atuantes e qualificados.

O acadêmico que deseja obter mais informações, pode acessar o site, pelo link: http://www.uems.br/pro_reitoria/pesquisa/editais.