UEMS aprova proposta para aulas remotas
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) aprovou proposta por aulas remotas, nesta terça-feira (19). O CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) concluiu a votação sobre proposta que estabelece diretrizes para o retorno das aulas remotas na universidade por meio de reunião virtual realizada nesta terça-feira (19). As discussões por parte dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) aprovou proposta por aulas remotas, nesta terça-feira (19). O CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) concluiu a votação sobre proposta que estabelece diretrizes para o retorno das aulas remotas na universidade por meio de reunião virtual realizada nesta terça-feira (19).
As discussões por parte dos membros do Conselho salientaram a preocupação com a falta de acesso à Internet por parte de alunos. Frente a isso, as propostas consideraram meios para garantir a este público, a execução das atividades acadêmicas. Outro destaque aprovado foi a flexibilização dos cursos em relação à organização de Calendários Acadêmicos diferenciados, respeitando as particularidades regionais de uma instituição multicampi como a UEMS.
“É importante destacar que a gestão está em trabalho constante desde o ínício da pandemia, visando minimizar os impactos negativos que essa crise possa ter na qualidade do ensino dos alunos. A aprovação de hoje estará respaldada pelo Plano de Biossegurança elaborado pelo nosso Comitê Muldisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), em conjunto com as gerências de Unidade”, afirma a vice-reitora Celi Côrrea Neres.
Celi ressalta o ineditismo da reunião virtual do Conselho, âmbito no qual as decisões foram tomadas. “Ainda não havíamos utilizado uma plataforma virtual para uma votação tão importante como a destes dois últimos dias. No CEPE, os debates foram fundamentais para estabelecermos a condução dos trabalhos da UEMS, a partir de agora”, explica a vice-reitora.
Foi exibida aos Conselheiros e ao público que acompanhou as reuniões virtuais, a apresentação intitulada “Ações para Ampliação e Aperfeiçoamento do Ensino Remoto da UEMS”, com uma série de eixos a serem trabalhados. O documento teve como referência as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio do Parecer CNE /CP N. 5/2020 – Colegiado: CP Aprovado em 28.04.2020.
As discussões do CEPE também foram orientadas por documentos que englobaram resultados obtidos via questionários, avaliações e relatórios das coordenações de curso encaminhados à Pró-reitoria de Ensino (PROE), no âmbito da pós-graduação, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), e de análises da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também forneceu um balanço respondido por alunos da UEMS.
O reitor Laércio Alves de Carvalho ressalta a importância da Universidade em garantir a transmissão do CEPE, na qual os Conselheiros puderam se manifestar e votar, e pode ser acompanhada pelo público externo.
“Agradeço aos servidores que trabalharam de modo intenso e dedicado para a transmissão deste Conselho virtual. Também elogio a participação massiva da comunidade acadêmica. Isso é democracia. Foi um grande desafio, agora suprado, e que entra para a história da UEMS. Por fim, reconheço a participação dos Conselheiros do CEPE que, por meio de decisão conjunta da maioria, comprovaram o amadurecimento de nossa instituição”, afirmou Laércio.
O reitor da UEMS ressalta que, com esta decisão, a UEMS prosseguirá avançando no aprimoramento da dinâmica das aulas remotas, se atentando à questão dos Calendários Acadêmicos que serão trabalhados de modo a preservar os alunos de quaisquer prejuízos, oportunizando o desensolvimento das pessoas e do MS.
“Reafirmo o compromisso de nossa gestão em buscarmos todas as alternativas possíveis para reforçar a qualidade das aulas remotas. Penso que a Universidade ganha com essa decisão, ao não suspender suas atividades e mantendo o vínculo e o protagonismo com a sociedade sul-mato-grossense. O ensino, a pesquisa e a extensão prosseguirão na UEMS sempre atendendo aos protocolos de saúde e às recomendações de nosso Plano de Biossegurança”, finaliza o reitor da UEMS.
Proposta Aprovada
Segue texto encaminhado pela Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) com a proposta aprovada: “Os Conselheiros aprovaram a sugestão de proposta conjunta, que prevê: Retomada das aulas remotas, segundo conveniência de cada curso, no mínimo 15 dias e, no máximo, até 22 de junho de 2020 (podendo, com a anuência da PROE, ser prorrogado em casos excepcionais), segundo diretrizes apresentadas pela gestão na abertura dos trabalhos, condicionada, ainda, a:
1) Estabelecimento de ações voltadas à melhoria de acesso dos alunos, conforme apresentado pela Vice-Reitora e sob a responsabilidade da Administração Central da UEMS;
2) Flexibilização do calendário acadêmico a fim de atender as especificidades de cada curso, cujo encerramento do ano letivo poderá dar-se até 31/01/2021, podendo sofrer alteração por causa das aulas práticas e de estágios;
3) Flexibilizar a oferta de disciplinas, conforme planejamento de cada curso, podendo ser adotado a organização modular ou outra estratégia que atenda às necessidades de cada curso, se for o caso;
4) Flexibilizar, no calendário acadêmico, o ajuste de matrícula a qualquer tempo, permitindo matrícula/suspensão em disciplinas pelos alunos em atividades remotas;
5) Ajustar o calendário acadêmico com previsão de recesso discente e docente de 21/12/2020 a 03/01/2021 e férias docentes após a finalização do calendário acadêmico;
6) Propor plano de ação diferenciada para o atendimento dos alunos indígenas da UEMS.
7) Flexibilizar o calendário e o retorno das atividades dos cursos e programas de pós graduação de acordo com as específicidades de cada um discutidos com PROPPI”. (Informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.