O uso de máscaras é recomendado em a partir desta segunda-feira (20). A Prefeitura publicou um decreto obrigando o uso, mas teve que editar porque as máscaras compradas ainda não chegaram. A prevenção ao se torna ainda mais importante, já que muitos estabelecimentos voltaram a atender o público, como é o caso dos shoppings e academias.

Como houve um atraso na entrega de 1,3 milhão de máscaras, que seriam distribuídas para profissionais da saúde e para a população carente, o uso ainda é recomendado, mas os campo-grandenses já devem se preparar porque elas devem se tornar obrigatórias em breve. Quem não conseguiu o modelo cirúrgico, feito industrialmente, deve providenciar uma de pano.

Na sexta-feira (17), o prefeito (PSD) publicou decretos que academias voltem a funcionar, desde que cumpram medidas de segurança. Os shoppings podem retomar as atividades, o Norte Sul Plaza e o Pátio Central já estão funcionando, em horário e capacidade reduzida. Confira as regras para os estabelecimentos:

Academias

Foi liberado o atendimento em ambiente fechado ou ao ar livre, desde que os exercícios sejam realizados na maior distância possível entre os alunos. Os terão de orientá-los a manter distância mínima de 5 metros entre os praticantes, com uma área de 20m² para cada um, no caso de atividade de corrida, os praticantes devem manter uma distância mínima de 10 metros.

É recomendada ainda que a lotação seja limitada a 30% da capacidade da academia. Nos  ambientes abertos, só será permitido o atendimento de cinco pessoas, em áreas separadas e delimitadas, respeitadas as medidas de biossegurança.

O decreto traz uma série de recomendações relacionadas a higienização da academia e aparelhos, uso de máscaras e luvas por parte dos professores. Será exigida a aferição da  temperatura corporal do praticante, revisão do modelo dos bebedouros, manter distância de 5 metros do cliente e sem contato físico. Os locais terão de ficar arejados e com boa ventilação. Os atendimentos devem ser agendados de forma a evitar a aglomeração. Antes e no final do treino é obrigatório, disponibilizar álcool em gel 70% e toalha descartável, para as higienizações.

Shoppings

A prefeitura também publicou um decreto que autoriza reabertura dos shoppings centers. Os estabelecimentos funcionarão em regime especial, com medidas de biossegurança previstas num plano de contenção que eles próprios devem elaborar e colocar em prática. 

este fim de semana, o Norte Sul Plaza e o Pátio Central voltam a atender o público. Os shoppings Bosque dos Ipês e Campo Grande já protocolaram o plano de biossegurança e aguardam aprovação. 

Entre as regras adotadas pelos shoppings, estão o atendimento em capacidade e horários reduzidos. O Norte Sul Plaza atende das 12h às 20h, enquanto o Pátio Central funciona das 9h às 18h. Os estabelecimentos ainda proíbem a entrada de crianças de até cinco anos e de idosos com mais de 60 anos. Os clientes passam pela aferição da temperatura logo na entrada e não é permitida a prova de roupas e sapatos.