Tchau sedentarismo: exercícios em casa ajudam a manter corpo ativo na quarentena

A quarentena do novo coronavírus, o Covid-19 deixou muitos estabelecimentos fechados e não foi diferente nas academias de Campo Grande, que não podem receber seus alunos para os exercícios físicos. Desta maneira, o corpo acaba perdendo o ritmo e alguns, acabam ficando no sedentarismo com o período de isolamento. Mas a recomendação dos profissionais de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A quarentena do novo coronavírus, o Covid-19 deixou muitos estabelecimentos fechados e não foi diferente nas academias de Campo Grande, que não podem receber seus alunos para os exercícios físicos. Desta maneira, o corpo acaba perdendo o ritmo e alguns, acabam ficando no sedentarismo com o período de isolamento.

Mas a recomendação dos profissionais de educação física é que as pessoas mantenham uma rotina de exercícios físicos em casa. Os principais exercícios direcionados são aqueles que utilizam o próprio peso do corpo como flexão, apoio, agachamento, elevação de quadril, polichinelo, corrida parada e outros modelos.

Caso o exercício não esteja dentro do programado pela pessoa, é recomendado que as pessoas utilizem garrafas pets, galões de 5 litros, cabos de vassouras para mobilidade e demais recursos do corpo.

“Recomendo fazer o exercício diário, porque quanto mais você faz o exercício, mais ele aumenta a capacidade de imunidade. Num período 35 a 50 minutos de atividade dentro de casa. Se não quiser fazer por cronômetro, pode fazer por contagem”, disse o profissional de educação física, Renato Correa.

E os idosos?

Os idosos, que são considerados grupo de risco na quarentena e precisam ficar em casa neste período, também possuem alguns tipos de exercícios para não ficar no tédio e acabar ficando desestimulado e na moleza.

“Os idosos têm que fazer as atividades diárias deles e estar trabalhando bastante o alongamento, puxar os braços para cima, para o lado, para trás. Procurar levantar da cadeira sem um pouco de apoio, dar um pouco mais de firmeza para as pernas. Eles são um grupo mais fraco por causa da capacidade óssea que vem perdendo força durante a idade e por conta disso, acaba se tornado as vítimas vulneráveis aos tombos”, explica Correa.

Renato também ainda dá dicas para aquelas pessoas que nunca treinaram antes, mas que sentem vontade de realizar alguns exercícios, mas não sabem como começar. O principal ponto é a pessoa ter estímulo de fazer acontecer os exercícios.

“Começa com duas vezes por semana, fazendo um possível movimento dentro de casa para dar estímulo ao corpo, porque a gente ficar relaxado ao descanso. Faz um polichinelo, começa a se desafiar com quantos polichinelos consegue fazer e assim por diante”, exemplifica.

Exercício nas redes sociais

A instrutora de dança, do Fit Dance, Amanda Abreu tem feitos transmissões ao vivo de exercícios para seus alunos em seu Instagram. A academia de Renato Correa também tem auxiliado as pessoas divulgando exercícios físicos na página da academia Force Team, para serem feitos em casa mesmo longe dos instrutores.

O Studio de Pilates Mais Vida decidiu seguir a onda dos instrutores e demais academias e passou a publicar conteúdos de pilates em sua rede social para ajudar as pessoas no combate ao sedentarismo e para permanecerem em casa fazendo exercícios.

View this post on Instagram

Utilizar 2un caneleira caseira Caneleira caseira feita com 2un de sacola 2un de sal de 1kg Fortalecimento de membros inferiores

A post shared by Studio de Pilates Mais Vida (@studiodepilatesmaisvida) on

Conteúdos relacionados