Taxa de vacinação despenca e é a pior de 23 anos em MS, aponta Ministério da Saúde
A pandemia do coronavírus (Covid-19) fez a taxa de vacinação despencar para o pior patamar dos últimos 23 anos. Até essa segunda-feira (21), a cobertura vacinal estava em 60% em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado não tinha uma imunização tão baixa desde 1996, quando registrou 39%. Os dados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pandemia do coronavírus (Covid-19) fez a taxa de vacinação despencar para o pior patamar dos últimos 23 anos. Até essa segunda-feira (21), a cobertura vacinal estava em 60% em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado não tinha uma imunização tão baixa desde 1996, quando registrou 39%.
Os dados indicam que o estado ainda está longe da meta brasileira, que é entre 90% e 95%. Nos últimos seis anos, apenas em 2016 (63,55%) e 2017 (85,8%) a meta não foi atingida.
No período, é possível observar que os anos de 2014 e 2015 foram os com maior cobertura da vacinação, com 110% e 113%, respectivamente.
Campo Grande
Na capital sul-mato-grossense a situação é semelhante. De 1º de janeiro a 21 de setembro de 2020, a cobertura vacinal ficou em 60,49%. O índice é muito perto do registrado em 2016, quando a taxa de imunização foi de 61,09%.
Diferente do cenário estadual, em Campo Grande, os melhores anos de vacinação foram 2018 e 2019, com taxas de 108,18% e 103,45%, respectivamente.
Riscos
Em julho, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já havia alertado que a pandemia afetou a vacinação em pelo menos 68 países, colocando em risco 80 milhões de bebês. A entidade citou Brasil, Venezuela, Bolívia e Haiti como exemplos de países na América Latina em que a imunização vem caindo nos últimos anos.
Quando a vacinação está abaixo da meta, cresce o risco de retorno de doenças já erradicadas, como aconteceu ao sarampo em 2018, quando cerca de 10 mil casos foram registrados no país. Até o final de agosto de 2020, o país tinha 7.800 casos confirmados da doença.
O Ministério da Saúde informou que para esse segundo semestre estão previstas as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.