Não é preciso caminhar muito no Centro de para encontrar pessoas sem , com a proteção no queixo, ou abaixo do nariz, mesmo com aumento no número de casos de . O Jornal Midiamax conversou com um infectologista para esclarecer os riscos de usar o item da forma errada e dicas para não errar na hora de manusear a máscara.

Conforme o infectologista Rodrigo Nascimento Coelho, a transmissão do vírus é essencialmente feita por gotículas, emitidas através da fala, respiração, tosse ou espirro. Quando são partículas pequenas, o vírus pode sobreviver até três horas em um ambiente fechado. “Por isso a importância da máscara, para aquele que não está com o vírus não pegar e para aquele que nem sabe que está, não contaminar o ambiente”, explicou.

Confira abaixo um guia rápido com perguntas e respostas sobre o assunto:

Jornal Midiamax: Quando a pessoa está tampando só a boca?

Ela só vai ser efetivamente eficaz se você estiver criando uma barreia mecânica sobre qualquer acesso as vias respiratórias, se você só tampar a boca, você vai extar expondo uma entrada. Por isso a importância de criar uma barreira mecânica na boca e no nariz.

Jornal Midiamax: E o clássico caso da máscara no queixo?

É a mesma coisa que usar a calça no joelho. A máscara é um instrumento de proteção feito para proteger as pessoas e o ambiente de contaminação. Tenho a impressão que as pessoas estão usando ela como se fosse um crachá ou CNH, apenas mostrando que tem, é uma irresponsabilidade.

Jornal Midiamax: E para quem fica pegando na máscara?

Quando você pega na máscara o tempo todo, você tem uma chance maior de contaminar a mão, porque o lado externo pode estar contaminado com o vírus. A máscara funciona como um filtro, você está mexendo no lado sujo do filtro.  Se você entrar em um ambiente contaminado as partículas ficaram do lado de fora da máscara.

Jornal Midiamax: Qual a forma correta de manusear?

O Jeito correto de tirar e colocar é pegando nas alças por trás das orelhas, com a mão higienizada. Nunca pegando na parte frontal da máscara, porque ela estará contaminada.

Jornal Midiamax: Como guardar?

Após o uso a máscara deve ser lavada e higienizada, as de tecido podem ser passadas, e colocadas em uma sacola plástica ou envelope de papel.

Jornal Midiamax: Tempo de uso?

Não deve passar de 4 horas, mas se estiver úmida, deve ser tirada antes. Se você vai trabalhar o dia inteiro, o recomenda é levar três mascaras para que você possa trocar aproximadamente a cada 4 hora de uso ininterrupto.