Nove casos suspeitos de COVID-19, o novo coronavírus, segue em investigação pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Um caso segue sob monitoramento em Ponta Porã e outros oito seguem sendo analisados em .

De acordo com a SES, desde o dia 25 de fevereiro foram registrados em MS 13 suspeitas, uma em Ponta Porã e outras dez na Capital. Os outros dois casos foram excluídos por não se encaixarem na definição de suspeita do Ministério da Saúde.

No primeiro exame realizado pelo Lacen no material coletado, em dois pacientes da Capital foi constatado que estavam com a A, e com isso deixaram de ser considerados casos suspeitos de coronavírus, assim como havia informado nesta sexta-feira (28) a Sesau.

Dos nove casos em investigação, quatro estão no Lacen para a realização de exames preliminares para Influenza e mais oito tipos de vírus respiratórios. Cinco já passaram pelo exame de triagem do Lacen e foram enviados para Instituto Adolfo Lutz (IAL) em São Paulo para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios, incluindo o novo coronavírus.

Além disso, a SES informou que irá divulgar um boletim epidemiológico a cada 48 horas para informar sobre a situação do coronavírus em MS. Desta forma, ficou estabelecido que informativo sairá às 17h de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira de cada semana.

Para evitar a proliferação do vírus, a Secretaria de Estado de Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.