A 32ª Semana de Química será de 9 a 13 de novembro com o tema “A inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. As inscrições poderão ser feitas entre 16 de outubro e 2 de novembro, no site do evento.

A Semana é voltada à comunidade acadêmica e também a profissionais, pesquisadores e estudantes de outras instituições de ensino médio e superior. A realização é Instituto de Química da juntamente com o Grupo PET do curso.

Durante o evento serão realizados palestras, e minicursos que abordam a indústria 4.0, nanotecnologia, tecnologias para o ensino de Química, além de apresentações culturais. Haverá também o Encontro de Divulgação de Pesquisas em Química e a Mostra Didática. Neste ano, em razão da de Covid-19, as atividades serão totalmente on-line, por meio de transmissões pelo canal dos organizadores. Confira a programação completa e a lista de palestrantes aqui.

Segundo o professor e organizador do evento Sérgio de Carvalho Araújo, a Semana de Química busca fazer a integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais em Química e áreas correlatas. “As atividades podem ser utilizadas como formações complementares e também são uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem projetos, pesquisadores de outras instituições, possibilitando trabalhos futuros de pesquisa em parceria, estágios e pós-graduações”, pontua.

Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento foi contemplado no Profe 2020, edital que prevê auxílio financeiro às ações de extensão na modalidade de eventos acadêmicos e científicos realizados por meios digitais. “A Semana de Química está na sua 32ª edição. Nesse contexto, os editais têm sido fundamentais para melhorar a qualidade técnico-científica do nosso evento, permitindo, tanto no formato presencial como por webconferência, a participação de professores e pesquisadores que são destaques em suas áreas de atuação”, explica o organizador.

Os participantes inscritos que atingirem 75% de presença da carga horária total de 42 horas receberão certificados por e-mail. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil da Semana. (Informações da assessoria)