O cronograma de vacinação está temporariamente suspenso em . Sem receber um novo lote de doses de vacinas , que deveria ser enviado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) neste final de semana, a prefeitura teve que interromper a imunização contra a . O estoque foi zerado na última quinta-feira (26).

Das 90 mil doses que eram aguardadas pelo município, somente 10 mil foram recebidas. “Esse lote que nós recebemos na verdade deu para tender somente 10%  da população”, explica o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques, que pede aos idosos que evitem deslocamentos desnecessários às unidades de Saúde.

“Estamos diante de uma procurada desenfreada pela vacina. Entendemos a preocupação das pessoas, mas nesse momento é preciso paciência. Assim que as doses forem enviadas, daremos continuidade no cronograma”, afirma Edvan.

O gerente do Núcleo de Imunização de Dourados explica que um processo de imunização exige  necessariamente uma logística. “As doses são entregues pelo ao Estado, que depois repassa para os municípios, que por sua vez organiza a distribuição local. Aqui em Dourados temos unidade com 72 quilômetros de distância.

O cronograma de vacinação estabelecido em Dourados previa  que fossem vacinados idosos de 60 a 70 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária. O prazo para cumprimento do calendário é o dia 22 de maio.

Na avaliação do gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, além do envio de poucas doses, houve aumento na procura pela imunização.  “De maneira incorreta muitas pessoas acreditam que a vacina contra Influenza também combate o novo coronavírus (Covid-19).E isso é uma compreensão equivocada”, esclarece o gerente do Núcleo.