O atingiu o nível mais baixo da história – e a situação deve piorar ainda mais. Conforme a ANNP (Administração Nacional de Navegação e Portos) do , o rio atingiu a marca de -46cm em Assunção, superando a marca histórica de -40cm, registrada em 1969.

O gigante de 2.695 quilômetros de extensão que corta 4 países continua em tendência de queda. Assim, a previsão de especialistas é de que  chegue ao patamar de -60cm. Não chove praticamente em todo o Paraguai desde meados do ano. Também não há chuvas no Pantanal brasileiro, onde o Rio Paraguai normalmente recebe um grande volume de água

À reportagem do jornal ABC Color, o chefe de navegação e hidrologia da ANNP, Luis Jara, comentou que a seca vai continuar até dezembro. Ele acrescentou que não há grandes expectativas de chuvas que possam recuperar o nível do rio.

Rio Paraguai
Ilhota no meio do Rio Paraguai, em Assunção. (Foto: ABC Color)

Então, Luis Jara destacou que, ao norte, próximo a divisa com , grandes embarcações não passam mais pelo rio Paraguai. “São muitos degraus de pedras que são os fatores determinantes, tem alguns lugares que não têm mais de um metro e oitenta, portanto, os grandes rebocadores não conseguem mais passar por esses lugares e optam por ficar”, explicou.

É importante destacar que o rio Paraguai em Assunção atingiu 7,58 metros (m) somente em maio do ano passado, depois começou a diminuir. O nível mais alto que registou até agora em 2020 foi no mês de janeiro, quando se situou em 3,28 m. Após subidas e descidas, a última vez que aumentou o seu caudal, foi no final de agosto. Na época, se situou nos 1,18 m, depois teve uma diminuição sustentada até atingir a marca atual, em apenas um mês e meio.