Santa Casa tem comitê para tratar eventuais casos de coronavírus em Campo Grande
Hospital referência em Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande se prepara para enfrentar eventuais casos de COVID-19, o novo coronavírus. A sociedade beneficente possui um comitê que agora está voltado especialmente para cuidar e preparar os setores para lidar com os casos suspeitos de coronavírus, que recebeu alerta de pandemia pela […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Hospital referência em Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande se prepara para enfrentar eventuais casos de COVID-19, o novo coronavírus. A sociedade beneficente possui um comitê que agora está voltado especialmente para cuidar e preparar os setores para lidar com os casos suspeitos de coronavírus, que recebeu alerta de pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (11), a médica infectologista do hospital, Priscilla Alexandrino, disse que ainda não se sabe se a Santa Casa precisará de leitos para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pois os casos que estão chegando no Brasil são considerados leves.
A médica comentou sobre os casos de pacientes assintomáticos e sobre as adequações dos materiais e insumos da Santa Casa. “A gente acredita que os assintomáticos apesar de poderem transmitir, a transmissão seja muito menor. Então a gente recomenda a quarentena”, disse.
Sobre os materiais, ela disse que não há nenhuma falta, mas o hospital está se adiantando e procurando fornecedores em todo Brasil para disponibilizar novos materiais para que haja abastecimento extra. “O que estamos fazendo é preparar o aumento de consumo que pode acontecer e a Santa Casa precisa estar preparada”, pontuou Priscilla.
A infectologista estima que aconteça um aumento no número de casos de coronavírus nas próximas semanas no Brasil e, na prática, isso fez com que o comitê capacitasse os profissionais de saúde e também os de outros setores do hospital.
“Nós fizemos um fluxo da entrada de pacientes e de como ele vai seguir no hospital. O paciente vai ficar na recepção junto com outros pacientes e será colocado uma máscara cirúrgica nele e vamos encaminha-lo para um lugar de isolamento dentro do pronto socorro”, disse, acrescentando que, em caso de três casos ou mais, a Santa Casa vai fechar uma CTI para que eles sejam atendidos. Se tiver muitos casos, vão fechar uma ala só para esses pacientes.
Pandemia
O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou a pandemia referente ao novo coronavírus, COVID-19 em entrevista coletiva. Na prática, o termo é utilizado quando o estágio de transmissão de uma doença é global.
A OMS informou nesta que, segundo seu balanço mais recente, há atualmente mais de 118 mil casos de coronavírus confirmado, em 114 países, com 4.291 mortes. A entidade ainda advertiu que, nas próximas semanas, deve aumentar o número de casos e também as mortes causadas pela doença. A OMS citou também que há 900 pacientes em UTIs na Itália, em estado grave.
Prevenção é o caminho
A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.
Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.
Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.
As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.