O Rio Paraguai atingiu na quinta-feira (2) o menor nível para este período de julho nos últimos 8 anos, com marca de 1,96 metros na régua de –a 419 km de Campo Grande. A CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) esperava que esta mínima só fosse registrada nesta sexta-feira (3), conforme destacou o Diário Corumbaense.

Julho é um dos meses de maior cheia na região. Ainda assim, o Rio chegou à menor altura para o período, atestada pelo Centro de Hidrografia e Navegação Oeste do 6º Distrito Naval da Marinha. Em 2 de julho de 2012, a marcação foi de 2,84 metros, a marca mais baixa até então. Já a mais alta se deu em 2018: 5,28 metros.

A marcação não significa que a altura do rio em média é de 2 metros. A régua de Ladário está à margem direita do rio, um local de fácil leitura –e não o mais profundo na calha. A título de comparação, caso a régua atingisse a marca de 0 centímetro, o na região ainda teria 250 metros de largura e 4 metros de profundidade, em média.

Em 1964, a régua ficou 61 centímetros abaixo do zero, marca negativa que apenas atestou a redução do volume de água.

A CPRM aponta, porém, que o Rio Paraguai deve continuar baixando neste mês, atingindo a marca de 1,62 metro na régua de Ladário em 24 de julho.