Na roda de conversa QuarenTEMA desta semana, o assunto é “Organização da rotina de estudo em tempo de ensino remoto”. O encontro será realizado das 18h30 às 20h da próxima quarta-feira (18), com transmissão pelo Google Meet.

A conversa é com a psicóloga Thaize de Souza Reis, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, também coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

O QuarenTEMA é um projeto de Psicologia que tem como objetivo promover um ambiente de diálogo e troca de experiências com alunos da e , sendo uma  iniciativa organizada por psicólogos de todos os campus da , com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), com temas selecionados sugeridos pelos estudantes.

“Nessa roda de conversa vamos falar sobre a organização da rotina de estudos. Esse é um tema muito importante, especialmente neste momento em que estamos vivendo de ensino remoto. A organização da rotina de estudo é um tema relevante. Acredito que muitos alunos não sabem se organizar ou não aprenderam ao longo das suas trajetórias acadêmicas a estudar, porque temos essa ideia de que é alguma coisa intuitiva, mas quem está na Universidade foi, provavelmente, aprendendo por tentativa e erro e tem as suas maneiras de estudar, bem sucedidas, a de contas chegaram ao , mas muitas vezes com bastante sofrimento, dificuldades”, explica a professora.

Thaize afirma que a organização da rotina de estudos é uma maneira de fazer com que o estudo seja algo frequente, não só nos períodos de provas ou trabalhos e com menos sofrimento.

“Pelo contrário, é preciso tornar o estudar gradualmente numa tarefa agradável. A ideia é conversar sobre maneiras de se organizar, como planejar a sua semana em função dos seus compromissos fixos, em função de disciplinas, etc. Acho que vai ajudar muito as acadêmicas, os acadêmicos, especialmente nesse momento de ensino remoto. Estamos estudando desde março dessa maneira e já é um momento de bastante cansaço para todos, sendo também momento das provas, dos trabalhos, das apresentações de TCC, então é muito importante conversar sobre essa organização”, completa. (Informações da assessoria)

Inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoLGEw08yryIfykKpw6fnB5_CREJTqewWLgPoBH1JFzjXyTA/viewform.