O primeiro paciente tratado com suspeita de COVID-19, o novo coronavírus, em Mato Grosso do Sul, encaminhou ao Jornal Midiamax o resultado do segundo exame que foi submetido no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. No resultado, o resultado é detalhado como “não detectável”.

Conforme o exame de Gabriel Santana, de 24 anos, as amostras foram coletadas no dia 25 de fevereiro e o resultado saiu nesta quinta-feira (5). Nas observações, o Instituto descreveu que as amostras não demostraram nenhuma presença de virose, A, Influenza B e COVID-19.

Primeiro caso suspeito de coronavírus em MS é descartado após 2° exame em SP
O resultado do exame do paciente foi divulgado nesta quinta-feira (5) | Foto: Reprodução

Gabriel foi o primeiro paciente de MS a ser isolado por conta de uma suspeita de coronavírus e passar por todos os procedimentos para diagnosticar uma possível contaminação. O rapaz conversou com o Midiamax nesta quarta-feira (4).

Ele criticou a estrutura de saúde para o caso e a forma que trataram uma simples procura por um atestado para esclarecer que não estava infectado. O jovem teve o primeiro exame com resultado negativo para a doença, mas segundo teste que pôde descartar totalmente a doença ficou pronto nesta quinta.

À reportagem, o sul-mato-grossense conta que após sua chegada na cidade de Ponta Porã, no mês passado, buscou um atestado no hospital e conversou com um funcionário que instruiu o rapaz a fazer os procedimentos com o intuito de analisarem se havia outros sintomas característicos da doença, que descartou a possibilidade da doença nesta quinta-feira.

8 casos confirmados no Brasil, nenhum em MS

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou que há 8 casos de pacientes infectados pelo coronavírus no país. Os estados que têm casos confirmados são São Paulo, e Rio de Janeiro.

Além dos casos confirmados, há 635 casos suspeitos e 378 descartados. Em Mato Grosso do Sul, são 11 casos suspeitos e três deles descartados.

Segundo o Ministério, o caso do Espírito Santo não constou no primeiro balanço, que considerava os casos notificados até 12h. Durante coletiva, o caso foi incluído: trata-se de uma mulher de 37 anos que também tem histórico de viagem para Itália.

Antes do atual balanço desta tarde, eram quatro casos confirmados, sendo a quarta confirmação uma paciente de 13 anos que viajou para Itália. Inicialmente o ministério chegou a considerar que, apesar de positivo, o caso não seria incluído entre os confirmados. Depois voltou atrás e considerou outros pontos para listar a adolescente entre os casos confirmados.