A primeira etapa da campanha de ção contra influenza A em termina na próxima quarta-feira (15). Nesta fase estão sendo imunizados apenas idosos e profissionais da saúde. No último dia 6 a Capital recebeu 25,8 mil doses e a imunização continua.

Vale lembrar que a campanha foi antecipada em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19) tendo início no dia 23 de março. No último dia 3 de abril, a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de ) recebeu 76,8 mil doses que foram distribuídas para os 79 municípios do Estado.

A primeira fase da campanha vai até o dia 15 de abril e estão sendo imunizados apenas idosos e profissionais de saúde. A recomendação da Sesau, para evitar aglomerações, é que o usuário ligue antes na unidade mais próxima e verificar se tem doses da vacina. O mesmo vale para as farmácias. Confira aqui os locais de vacinação.

Demais etapas

A partir da quinta-feira (16 ) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe que incluirá caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de profissionais do sistema prisional, detentos e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que estejam detidos e sob medidas socioeducativas.

Também estão contemplados profissionais de forças de segurança e salvamento e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira etapa, que tem início apenas em 9 de maio, vai atender de escolas públicas e privadas, além de gestantes, mães em fase de pós-parto, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos e povos indígenas.

Doses

Até o momento, conforme a SES, na primeira remessa (17 a 20 de março), Campo Grande recebeu 25 mil doses, que se esgotaram rapidamente. Na sequência, foram 19.910 doses (de 24 a 27 de março). Entre 30 de março e hoje, foram 35.960 doses. A próxima remessa (6 a 10 de abril) será de 25.800 – o que totalizará 80.870 doses para a etapa atual na Capital. Até o fim da campanha, serão 252.612 doses para o município.