Prevendo novos casos de coronavírus, cidade de MS prorroga lockdown por mais 4 dias
A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna –a 233 km de Campo Grande– vai prorrogar por mais 4 dias o lockdown, adotado como forma de frear o avanço explosivo do novo coronavírus (Covid-19) entre a população. Depois de registrar seu primeiro caso na semana passada, o município de cerca de 10 mil habitantes fechou a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna –a 233 km de Campo Grande– vai prorrogar por mais 4 dias o lockdown, adotado como forma de frear o avanço explosivo do novo coronavírus (Covid-19) entre a população. Depois de registrar seu primeiro caso na semana passada, o município de cerca de 10 mil habitantes fechou a manhã desta quinta-feira (14) com 52 casos confirmados, incidência de 525,5 por 100 mil moradores, uma das maiores do Brasil.
“Vamos prorrogar sem alterações porque o número de casos está aumentando muito”, confirmou ao Jornal Midiamax o prefeito Jair Scapini (PSDB). O decreto de fechamento total foi anunciado em 7 de maio e deixaria de vigorar nesta noite. Porém, continuará em vigor, pelo menos, até segunda-feira (18). Caso haja necessidade, o prefeito admite uma nova prorrogação.
Considerado controverso em uma cidade que, em paralelo ao coronavírus, também luta contra as fake news, o lockdown parece ter sido acatado pela grande maioria da população: na página do prefeito na rede social Facebook, postagem realizada na noite de quarta-feira (13) relatando a data final do fechamento reunia cerca de 170 comentários, a maioria deles de moradores pedindo a prorrogação da medida como forma de evitar o avanço.
“Ontem a cidade parou. Eu estava preocupado com o comércio, mas as pessoas estão pedindo para manter parado”, disse o prefeito.
Expectativa
Apesar do avanço rápido da Covid-19 em Guia Lopes –a doença teria se iniciado a partir de um caminhoneiro contaminado, que participou de roda de tereré em um frigórico , contagiando inicialmente 12 pessoas–, Scapini afirma que, após conversas com autoridades locais e estaduais de Saúde, a expectativa é de que o pico máximo de contágio ocorra nos próximos 3 ou 4 dias. Contudo, o efeito das visitas no Dia das Mães, no último fim de semana, também deve influenciar a contaminação local.
“Tivemos outros movimentos, como o Dia do Trabalhador e o Dia das Mães, que ajudou a espalhar o vírus. Acreditamos que o estouro deve ocorrer até amanhã”, disse. Já os efeitos do Dia das Mães devem ser sentidos em até 3 semanas, conforme autoridades de Saúde.
Na noite de quarta-feira, as administrações de Guia Lopes e da vizinha, Jardim, iniciaram uma ronda noturna para confirmar se moradores obedecem ao lockdown na primeira e o toque de recolher na segunda –Jardim tem 14 casos confirmados e incidência de 53,6 pacientes por 100 mil pessoas. O trabalho deve se repetir nesta noite.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.