Após os episódios de depredação na recém reinaugurada , a Prefeitura Municipal fez apelo para que os moradores zelem pela via. Poucas semanas após reinaugurada, a rua chegou a amanheceu repleta de lixo por todos os lados e guard rail foi e placas foram danificados.

Conforme nota divulgada pela Prefeitura, está sendo desenvolvido uma série de ações. Além da limpeza constante por parte do poder público, murais foram instalados ao longo da via para sensibilizar a população quanto a preservação das árvores que foram plantadas e dos mobiliários urbanos instalados.

“A expectativa é de que os próprios comerciantes assumam essa missão de cuidar da região para que ela se torne cada dia mais atrativa e, assim, levar mais consumidores para o local”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

Prefeitura faz apelo à população para que zelem Rua 14 de Julho
Estragos na 14 de Julho | Foto: Henrique Arakaki

O trabalho de cuidar da nova 14 de Julho envolve várias secretarias e órgãos do Poder Público, como Planurb, com ações de questão ambiental; Agetran, dando orientações sobre as mudanças no trânsito pós-obra e direcionamento quanto ao estacionamento na nova configuração da rua; Semadur, com ações efetivas para manter a ordem nas calçadas e impedir a instalação de vendedores ambulantes; além da Guarda Municipal, que faz rondas permanentes, garantindo a segurança na área central.

Nesta quarta-feira (22) inicia-se a instalação de 17 novas câmeras na extensão da Rua 14 de Julho. Somadas às outras quatro já existentes na via, elas possibilitarão o monitoramento em tempo real feito pelo Centro de Operação da Guarda Civil Metropolitana. Dentro da também foi colocada após a inauguração, uma Base Preventiva Ostensiva com 12 agentes fixos para atender as ocorrências na região central.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei Complementar n. 209, de 27 de dezembro de 2012, Código Municipal de Resíduos Sólidos, jogar lixo nas árvores ou plantas é prática de ato lesivo à limpeza urbana, podendo gerar uma multa de até R$ 5.274,00.

Prefeitura faz apelo à população para que zelem Rua 14 de Julho
Foto: Reprodução/WhatsApp Midiamax