A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste fim de semana plantão para reforçar a vacinação contra gripe A em . Serão 9 unidades aplicando as doses em quem faz parte dos grupos elegíveis da campanha.

Das 6h às 18h a vacinação acontece nos CRSs (Centros Regionais de Saúde) Coophavilla, Tiradentes, Nova Bahia e e das 07h às 17h nas USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 26 de Agosto, Coronel Antonino, Albino Coimbra, Alves Pereira e Moreninha III.

Além disso, pessoas entre 20 e 49 anos podem aproveitar o plantão e se vacinar contra o Sarampo nas unidades. As demais vacinas do calendário não estarão disponíveis.

Quem deve se vacinar ?

Idosos e trabalhadores da saúde. Forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, povos indígenas.

Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas até 45 dias, e pessoa com deficiência, de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Campanha

A campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe termina nodia 7 de junho e durante a semana as doses estão disponíveis para o público alvo nas 71 unidades de saúde de Campo Grande.

Devido a pandemia do (covid-19), neste ano a campanha foi dividida em etapas e feita de forma descentralizada, contando com 17 farmácias credenciadas atendendo para imunizar profissionais de saúde, idosos e professores, que continuam atuando na imunização.

Conforme balanço parcial do Serviço de Imunização da Sesau, até o dia 22 de maio,  70,12% do grupo prioritário foi vacinado contra a influenza, o que corresponde a um total de 177.125 pessoas imunizadas. A meta é imunizar ao todo 252.612 pessoas, considerando todos os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde.