Plano de saúde de MS deve incluir criança sob guarda sem cobrança adicional
A 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), sentenciou, nesta terça-feira (22), uma operadora a incluir uma criança de seis anos, que está sob guarda de uma família, sem adicional de cobrança em um plano de saúde. De acordo com o processo, a família recebeu a guarda de um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), sentenciou, nesta terça-feira (22), uma operadora a incluir uma criança de seis anos, que está sob guarda de uma família, sem adicional de cobrança em um plano de saúde.
De acordo com o processo, a família recebeu a guarda de um recém-nascido em 2014, e com tratou um plano de saúde, porém, a prestadora do serviço estava cobrando adicional como dependente agregado.
A empresa alegou que os titulares mantêm a guarda da criança, mas que não haviam adotado ou garantia da tutela, sendo assim, restringindo as regras do contrato para agregação apenas de filhos naturais.
Porém, para o relator do recurso, desembargador Geraldo de Almeida Santiago, por lei, a criança tem direitos e condições de dependente que quem confere a guarda, estabelecido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
“Portanto, considerando que os direitos dos menores mantidos sob a guarda equiparam-se aos dos dependentes naturais, inclusive para fins previdenciários e, tendo em vista que o autor detém a guarda do menor, resta claro o seu direito de incluí-lo no plano de saúde, sem aumentar, no entanto, a contribuição em virtude do número de dependentes”, disse.
Ainda segundo o magistrado, é irrelevante se a guarda do menino é de fins para adoção ou não, a lei não excepciona a situação, caracterizando a cláusula do contrato abusiva.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Mãe de Mel Maia expõe ‘abandono’ das filhas: “Me sinto um lixo”
Debora Maia botou a boca no trombone e desabafou sobre uma crise com as filhas; empresária é mãe de Yasmin e Mel Maia; veja
Anúncio de doação de filhotes de labrador comove, mas publicação é fake news
Mensagem já foi compartilhada até mesmo na Espanha, onde foi desmentida em pouco tempo
Já fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado
Apostas podem ser feitas até 19h (horário de Brasília)
Com poucos minutos de diferença, três motociclistas ficam feridos em acidentes na Joaquim Murtinho
Dois motociclistas foram socorridos pelo Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.