Cotidiano

Sem casos ‘escondidos’: laboratórios de MS são obrigados a informar positivos para coronavírus

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou uma resolução nesta segunda-feira (23) que dispõe sobre a obrigatoriedade de laboratórios de análises clínicas de todo o estado em notificarem todos os casos suspeitos e confirmados de coronavírus.  A resolução leva em conta que a subnotificação de casos pode trazer prejuízos para o controle da epidemia […]

Mylena Rocha Publicado em 23/03/2020, às 07h54 - Atualizado às 16h29

Foto Ilustrativa: Josué Damacena/Fiocruz
Foto Ilustrativa: Josué Damacena/Fiocruz - Foto Ilustrativa: Josué Damacena/Fiocruz

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou uma resolução nesta segunda-feira (23) que dispõe sobre a obrigatoriedade de laboratórios de análises clínicas de todo o estado em notificarem todos os casos suspeitos e confirmados de coronavírus. 

A resolução leva em conta que a subnotificação de casos pode trazer prejuízos para o controle da epidemia de coronavírus. Mato Grosso do Sul já tem 21 casos confirmados de coronavírus e 50 pacientes estão com suspeita do vírus. 

De acordo com a resolução, a Diretoria Geral de Vigilância e Saúde Estadual fica responsável por notificar os laboratórios que realizam os testes para coronavírus em todo o estado. Os laboratórios serão informados sobre a obrigatoriedade de notificar todos os casos suspeitos e confirmados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

O Laboratório que descumprir a determinação estará sujeito às sanções previstas no Código Sanitário Estadual.

Jornal Midiamax