O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, anunciou que provavelmente até o fim desta semana mais 5 leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) serão acionados na macrorregião de , na cidade de , a cerca de 130 km da Capital.

Segundo Resende, o acionamento dos leitos foi garantido pelo prefeito da cidade, Jefferson Tomazoni () e ajudará a desafogar os leitos de Campo Grande, já que as UTI na cidade evitarão a regulação de pacientes para a cidade sede da macrorregião. Além dos leitos que deverão ser acionados em São Gabriel, Coxim, também na região centro norte de MS, já conta com leitos recém-ativados.

Resende também pontuou que tem expectativa de que até o fim desta semana pelo menos uma das duas máquinas para processamento de exames de biologia molecular de Covid-19 chegue ao Estado.

Importadas da Alemanha – uma delas com recursos do Tesouro de MS e outra do – as máquinas têm capacidade de processar 800 exames RT-PCR por dia, o que praticamente quadruplica a capacidade de analise do Lacen-MS (Laboratório Central de MS).

Atualmente, há cerca de 2,4 mil exames aguardando análise no laboratório. Há duas remessas semanais de cerca de 1,8 mil amostras a institutos parceiros, no caso, o Instituto Butantã (SP) e a (RJ), que serão desnecessárias após  chegada dos equipamentos, tornando o Estado autosuficiente.