Mais de 5 mil foram inspecionados nos últimos dias de 2019 em . Entre 19 e 30 de dezembro, foi realizada a operação ‘fim de ano’ de combate ao – transmissor de , zika e chikungunya. Durante o período, os agentes percorreram os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito para fazer a orientação dos moradores e atuar na eliminação de criadouros e focos.

De acordo com o balanço da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), ao todo, foram 5.083 imóveis vistoriados, 5.335 depósitos e 399 focos eliminados. As ações se concentraram nos bairros Jardim Noroeste, Centro, Macaúbas, Los Angeles e Alves Pereira, que apresentaram índice de infestação predial superior a 1% e menor que 3.9%, considerado de alerta.

Aproximadamente 170 agentes de combate às endemias, supervisores, entre outros servidores da coordenadoria, estiveram envolvidos nas ações que antecederam a semana dos feriados de Natal e . Na primeira semana do ano os trabalhos continuam sendo realizados nas regiões dos bairros Alves Pereira e Los Angeles.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o objetivo é intensificar os trabalhos de combate ao mosquito, sobretudo nas áreas consideradas mais críticas, a fim de evitar que este ano o município enfrente uma nova .

“Estamos preocupados em garantir que este ano a gente tenha menos casos de dengue registrados. Sofremos muito com a epidemia em 2019 e é preciso intensificar as ações preventivas. Porém, é importante reforçar que esta guerra não é apenas do Poder Público, é preciso que cada um faça a sua parte e a participação da população é fundamental”, pontuou.

39 mil casos em 1 ano

Até o dia 30 de dezembro foram registrados 39.301 casos de dengue notificados em Campo Grande, sendo 19.647 confirmados e oito óbitos.

Apesar dos números expressivos impulsionados pela epidemia do último ano, o mês de dezembro fechou com menos da metade dos casos registrados no ano anterior. Foram 239 notificações contra 519 de 2018. Durante todo ano foram registrados 438 casos de zika e 243 de chikungunya.