Pacientes com suspeita de agora serão transportados em uma cápsula de segurança, feita pelo (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em , a 143 quilômetros de Campo Grande, cidade que já tem 616 casos confirmados e 19 mortes. A cápsula foi criada artesanalmente, mas com especificação técnica de segurança em saúde.

O equipamento – feito de cano PVC e cobertura de plástico -, serve para proteger o paciente e também a equipe de saúde, evitando que gotículas produzidas pelo paciente atinjam a equipe, o interior da viatura e o que estiver à sua volta, reduzindo o potencial de contaminação.

A ideia da capsula já é utilizada pelo Samu de Palmas e em Brasília. “Agora com a capsula, nossa segurança aumentou nos atendimentos da Covid-19 e também fica mais ágil a da viatura”, afirmou a coordenadora municipal do Samu, Maria Irene.

A iniciativa da capsula surgiu após a dificuldade da equipe em fazer toda a higienização da ambulância depois de carregar suspeitos da doença no veículo. “Vimos que o processo de limpeza da viatura era muito demorado, as vezes ficávamos inoperante por uma hora para realizar a descontaminação da ambulância, hoje, a higienização com a cápsula dura em média 20 minutos”, disse o técnico em enfermagem, Héverton Bastos.

Além da capsula, o Samu também fez o envelopamento de uma das suas viaturas de Suporte Básico de Vida, que está direcionada para atendimento de casos suspeitos e confirmados de .

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, Aquidauana tem 2.459 casos notificados de coronavírus, sendo 616 confirmados; 1.456 casos descartados; 387 amostras no Lacen; 19 óbitos e 220 recuperados.