Mato Grosso do Sul tem passado por uma queda na curva de transmissão do coronavírus e os números confirmam que a situação melhorou nos últimos meses de . Dados dos boletins epidemiológicos divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que o Estado fechou o mês de outubro com um total de 12.638 novos casos e 286 mortes. Em comparação com o mês anterior, houve uma queda de 34,4% no número de mortos em MS.

Com relação ao número de novos casos, a queda foi de 39,1% em relação a setembro. A reportagem analisou dados da SES, que mostram que no mês de outubro foram registrados  12.638 novos casos e 289 mortes. Já em setembro, foram 20.769 novos casos e 441 mortes. O pior mês da pandemia foi agosto, com um total de 24.001 novos casos registrados e 486 mortes.

Os dados mostram que MS entrou em curva descendente na pandemia, ou seja, a tendência é que o número de casos novos e de mortes diminuam a cada mês. Outro fator que indica a queda da curva de transmissão é a taxa de contágio, que está abaixo de 1. 

O número de internações também tem diminuído no estado. Nesta semana, o secretário disse que Mato Grosso do Sul chegou à menor taxa de internação dos últimos três meses de pandemia. O número de leitos de ocupados ficou por meses oscilando entre 450 e 550. 

“Temos 239 casos de internação, é um número bastante otimista, em relação aos últimos três meses é a menor taxa de ocupação de leitos de UTI no estado, com pacientes de Covid”, comentou na quarta-feira (4). Na quinta (5), o número de internações foi ainda menor: 232 pacientes internados. 

: 120 mortes em outubro

Em , o mês de outubro registrou 5.472 novos casos. No mês anterior, foram registrados 9.261 casos, conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A comparação entre os meses mostra que em outubro houve uma queda de 40,9% no número de novos casos.

Com relação às mortes, outubro registrou uma queda de 40% em Campo Grande. Dados da Sesau apontam que somente em outubro, foram 120 mortes por coronavírus na Capital. Já no mês de setembro, foram registradas 200 mortes.