Boletim divulgado pelo Imasul (Instituto de de ) indica que o nível do Rio caiu ainda mais nesta quarta-feira (7) em todos os três pontos monitorados. O rio enfrenta uma de suas piores secas dos últimos 110 anos. 

Nesta quarta-feira, o nível caiu mais 3 centímetros em , medindo -14cm. Ontem, o nível estava em -11cm. Assim, em outros dois pontos houve queda também: Em Porto Esperança – distrito de Corumbá, a medição que estava em -79cm caiu para -81cm. Já em , a queda foi menor, de 120cm para 119cm.

Outro rio que enfrenta situação considerada abaixo do nível histórico é o . No ponto do município de mesmo nome, o nível se mantém em 184cm, considerado abaixo do ideal.

Seca histórica

Considerada uma das estiagens mais severas dos últimos tempos, a seca fez com que fosse necessário uma intervenção de dragagem.

Nível do Rio Paraguai cai mais ainda em três pontos monitorados em MS, aponta Imasul

Conforme o site Paraguay Fluvial, uma das maiores dragadoras do mundo, a belga Jan de Nul, finalizou esta semana a retirada de sedimentos do fundo do leito do rio Paraguai na altura do km 61, local conhecido como Paso Queso, zona crítica para a navegação atualmente.

A embarcação com 93 metros de comprimento fará a dragagem de 63,4 mil metros cúbicos, prevendo deixar uma profundidade de 3,5 metros abaixo de zero e uma largura de canal de 100 metros.