Para garantir a segurança no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de , a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) construiu um muro de 4 metros no local, que antes funcionava como cadeia pública.

Conforme as informações da Agepen, o local tinha um muro de 1, 7 metro e em partes era composto por alambrados, comprometendo a rotina de segurança no prédio.

A obra foi executada com mão de obra dos custodiados, que receberam um dia de remissão na pena a cada três trabalhados e o material foi todo fornecido pelo Governo do Estado.

Ainda conforme Agepen, a construção do muro também contou com apoio do Poder Judiciário, prefeitura, Ministério Público, Sindicato Rural e o Conselho da Comunidade, além do apoio da sociedade de Caarapó.

Outras obras

O presídio também ganhou mais um alojamento, com capacidade para oito internos e foi ampliada a entrada do local e instalado um lavatório para prevenção à .

Outra novidade é a adaptação do espaço e instalação de um escâner corporal para ser utilizado nas revistas de pessoas que adentram o estabelecimento prisional.

A Agepen destinou um equipamento do tipo para ser usado na unidade penal