MS soma 1.125 testes de coronavírus por drive-trhu e prepara ampliação na Capital e Três Lagoas
Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a Corumbá, o sistema de drive-thru para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 notificações em Mato Grosso do Sul, com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a Corumbá, o sistema de drive-thru para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 notificações em Mato Grosso do Sul, com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, durante live na manhã deste sábado (2) na qual a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a existência de 266 casos de coronavírus.
Fraiha explicou que, do total de casos notificados avaliados, 1.077 foram atendidos em Campo Grande, onde o sistema –até então pioneiro nacionalmente– foi implantado há cerca de três semanas e confirmou 27 casos positivos de Covid-19. Depois, o sistema foi instalado em Dourados, onde houve 27 testagens e confirmação de um caso; e Três Lagoas, com 21 notificações e nenhuma confirmação via drive-thru.
Pelo sistema, os pacientes contatam o Disk-Covid –telefone (67) 3311-6262 para Campo Grande; (67) 3311-6263 em Dourados; e (67) 3311-6264 em Três Lagoas– e relatam os sintomas. É feito o agendamento e eles são orientados a comparecerem aos locais para coleta de material para exames. O processo é todo feito dentro do veículo, sem contato direto entre os técnicos e os pacientes; e a promessa é de que o resultado seja divulgado entre 24 e 48 horas.
O coronel do Corpo de Bombeiros ainda destacou que um trabalho conjunto feito entre a SES, a corporação e o Ciops (Centro Integrado de Operações e Segurança) reduziu de 40 para 10 minutos o tempo de agendamento no atendimento virtual. “Isso possibilita ampliar o número de pessoas atendidas pessoalmente”, afirmou.
Ampliação dos testes
Também durante a apresentação dos dados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou a ampliação do número diário de testes de Covid-19 em Campo Grande e três Lagoas, cidades que concentram o maior número de casos em Mato Grosso do Sul –137 e 54, respectivamente. A medida foi tomada diante da fila de espera pelo procedimento, que chegava a 3 dias.
Na Capital, destacou o secretário, de 60 testes diários, passarão a ser realizados 100 a partir da semana que vem do teste do tipo RT-PCR, adquiridos pela SES ou entregue pelo Ministério da Saúde. Em Três Lagoas, de 20 testes realizados às terças e quintas-feiras, o drive-trhu passará a realizar 30 às terças, quintas e sábados. “Vamos ampliar em um dia o quantitativo devido a grande demanda”, disse.
Em Dourados, onde o sistema opera sem grande demanda, foram mantidos 30 testes às segundas, quartas e sextas-feiras; enquanto a SES já contata autoridades de Saúde de Corumbá para “criar a infraestrutura logística que nos permita ampliarmos e, aí, logicamente, vamos ter testes nas quatro macrorregiões do Estado”, pontou Resende.
* matéria editada às 9h20 de 4 de maio para correção de informação
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.