Mato Grosso do Sul é o quarto colocado em número de aceleração por mortes pelo novo coronavírus no País, de acordo com dados do consórcio de imprensa formado por UOL, Extra, O Globo, G1, Folha de S.Paulo, e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Para medir a situação das mortes, especialistas indicam utilizar a médica móvel dos óbitos, que calcula a média de registros dos últimos sete dias. No caso, conforme adotado pelo consórcio, para verificar as oscilações na média móvel, é possível tratar-se de queda dos números, quando a diminuição é maior do que 15% em relação aos últimos 14 dias. Neste cenário, Mato Grosso do Sul está com 33% de aceleração no número de óbitos.

Minas Gerais lidera com 45%, seguido do Acre que está com 37%, Santa Catarina, 36%, Mato Grosso do Sul, 33%, Rio Grande do Norte, 25% e Bahia, 18%. Na manhã desta quarta-feira (05), MS registrou 637 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O total de infectados em MS chega a 28.315, com registro de 442 mortes, 10 nas últimas 24 horas. Os novos casos refletem incremento de 2,3% na curva, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde).  Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que cerca de 88% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais públicos de Campo Grande estão ocupados.