MS é modelo nacional para agilidade em exames do Covid-19, afirma infectologista da COE

A infectologista do COE-MS (Centro de Operações de Emergência de Mato Grosso do Sul), Maria Croda, afirmou na tarde desta terça-feira (31), que o Estado tem sido modelo na agilidade de apresentar o resultado dos exames do novo coronavírus (Covid-19). Durante a transmissão ao vivo do Governo Estadual pelo Facebook, a especialista ressaltou que não […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A infectologista do COE-MS (Centro de Operações de Emergência de Mato Grosso do Sul), Maria Croda, afirmou na tarde desta terça-feira (31), que o Estado tem sido modelo na agilidade de apresentar o resultado dos exames do novo coronavírus (Covid-19).

Durante a transmissão ao vivo do Governo Estadual pelo Facebook, a especialista ressaltou que não é o resultado que determina a condução do caso, pois a partir do momento que um paciente apresenta os sintomas do vírus, é levado para o isolamento social ou hospitalar. O exame só colabora para os profissionais da saúde entendam a epidemiologia e siga as medidas do tratamento.

“Não há demora (no resultado nos exames). Mato Grosso do Sul é um modelo frente aos estados quanto a rapidez dos resultados do exame. O teste molecular não é um exame simples, requer uma mão de obra extremante especializada com equipamentos modernos. O MS com o Laboratório Central, conseguiu adquirir rapidamente essa tecnologia. Temos de 24 a 48h para um resultado de coronavírus, ou seja, não é um tempo prolongado”, afirmou.

Conteúdos relacionados