Ministério inclui Campo Grande entre cidades que farão estudos para conceder serviços de iluminação pública
A Prefeitura de Campo Grande foi a única de Mato Grosso do Sul a ser incluída entre as 46 cidades brasileiras que poderão estruturar projetos voltados à concessão dos serviços de iluminação pública, dentro do que foi estipulado pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Os recursos para os estudos visando a concessão do serviço sairão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande foi a única de Mato Grosso do Sul a ser incluída entre as 46 cidades brasileiras que poderão estruturar projetos voltados à concessão dos serviços de iluminação pública, dentro do que foi estipulado pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Os recursos para os estudos visando a concessão do serviço sairão do FEP (Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos e Concessão de Parcerias Público-Privadas), que é administrado pela Caixa Econômica Federal.
O modelo proposto pelo MDR foi elaborado ao lado da SPPI (Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos), também do Governo Federal, e da própria Caixa. Os órgãos, hoje, apoiam 16 projetos de iluminação pública. Com a nova leva de cidades, cerca de 6 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com investimentos próximos a R$ 1 bilhão –espera-se que ao menos 6 projetos sejam licitados ainda neste ano.
O serviço de iluminação pública conta com mais de 18 milhões de pontos de luz em todo o Brasil, consumindo 4% de toda a energia elétrica gasta no Brasil. Em muitas cidades, os gastos correspondem ao segundo maior item do orçamento municipal –atrás apenas da folha de pagamento do funcionalismo–, sem a devida modernização.
O FEP defende, por exemplo, a substituição das lâmpadas dos postes por modelos de LED, com um sistema de gestão e controle inteligentes, o que poderia reduzir em até 65% o consumo no serviço. Tais investimentos, porém, ficam acima das possibilidades de muitas cidades.
O fundo pretende oferecer assessoramento técnico e financeiro aos municípios para estruturar concessões em diferentes áreas. Atualmente, por ele, o Governo Federal apoia 29 projetos de concessão e PPPs em 50 municípios nas áreas de processamento de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e iluminação pública.
Além de Campo Grande, serão beneficiados municípios dos Estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Espera-se que mais de 10,6 milhões de pessoas possam usufruir dos serviços.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.