Uma mensagem onde uma suposta funcionária do HU () em diz que há sobrecarga de pacientes infectados com coronavírus no hospital, circula nas redes sociais. No áudio, a suposta servidora, com voz chorosa, fala que funcionários do hospital não conseguem mais tratar os pacientes, devido ao grande número de infectados.

Sobre o áudio, a reportagem entrou em contato com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que informou tratar-se de fake news. Inclusive neste sábado (21), o HU emitiu um comunicado informando que não há nenhum paciente diagnosticado com o vírus internado no local. Neste sábado, foi divulgado que dezesseis casos de pessoas com o vírus foram confirmadas em Mato Grosso do Sul.

“O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – Humap – informa que até o presente momento (21/03/2020) não possui nenhum caso confirmado de infecção pelo coronavírus (COVID-19)”, consta no comunicado.

Nesta quinta-feira (20), O secretário da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul) Antônio Carlos Videira, gravou um vídeo informando que quem divulgar fake news, principalmente a respeito do novo coronavírus, poderá ser preso. Ainda de acordo com o secretário, as agências de inteligência da secretaria estão verificando quem cria essas notícias falsas.