Máscaras devem ser usadas nas ruas de Campo Grande, afirma Marquinhos
De acordo com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), as máscaras são obrigatórias ao circular nas ruas de Campo Grande.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No primeiro dia de uso obrigatório das máscaras em Campo Grande muitos ficaram com dúvidas em quais situações devem utilizar o equipamento de proteção. O principal questionamento é se as máscaras são obrigatórias ao circular nas ruas. E a resposta é sim, de acordo com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), as máscaras de proteção individual devem ser utilizadas em vias públicas da capital.
“Nas ruas você deve usar a máscara, por favor”, afirmou. Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (19), o prefeito esclareceu algumas situações em que os moradores da capital devem utilizar máscaras.
Entretanto, sobre a possibilidade de uma pessoa estar caminhando sozinha em toda a quadra, o prefeito explicou que o uso é opcional. “Mas se tiver só eu em uma quadra inteira? Aí não precisa, é facultativo”, disse.
Dentro de casa o uso das máscaras não é necessário, mas ao sair de carro com qualquer integrante da família, o equipamento deve ser utilizado por todos no veículo. Assim, o prefeito explica que pode parecer contraditório a obrigatoriedade de utilizar o equipamento nesta situação, visto que você continuará com as mesmas pessoas.
Isso se deve em razão de que “você dentro de casa está respirando o ar daqueles que você sabe que não tem o vírus, mas fora de casa você já está em contato público”. O prefeito garante que segundo os infectologias, “por precaução você deve usar, por isso é que a gente está colocando [o uso obrigatório] para você”. Porém, ele faz a ressalva, “se você estiver dentro do carro sozinho, é facultativo você usar ou não”.
Aos que praticam atividades físicas em academias esportivas, o prefeito explicou que o uso obrigatório é apenas para os professores e instrutores. “Você não é obrigado, mas pode usar querendo, para sua proteção”, lembrou.
Sobre o consumo de alimentos fora de casa, Marquinhos afirmou que é permitida a retirada da máscara apenas para ingerir a refeição. “Você vai tirar a máscara para comer, é óbvio. Agora, se você tiver que sair, deve usar a máscara, acabou a alimentação em um lugar público, você deve usar a máscara”.
Decisão forçada
Durante a transmissão, o prefeito admitiu que confiou na decisão individual das pessoas e acreditou que os campo-grandenses iriam fazer o uso das máscaras sem necessidade de decreto. Entretanto, ele ressaltou que “as pessoas não estavam usando e aí nós fomos forçados, obrigados”.
Ele afirmou que as máscara não são confortáveis, mas precisam ser utilizadas como medida de enfrentamento ao coronavírus. “Mas é necessário, talvez em respeito até às pessoas que estão ao seu lado e próximo a você”, lembrou.
Para Marquinhos, a necessidade e obrigatoriedade das máscaras para combate a pandemia é um esforço coletivo. “Isso é aprender a viver em coletividade”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Semed abre concurso para remanejamento externo de professores em Campo Grande
O concurso é destinado aos professores lotados em unidades escolares da Reme
Hospital Universitário conclui primeira etapa de reformas com abertura de 25 novos leitos
Inserido no Novo Pac, unidade deve receber R$ 4 milhões em investimentos
Champions League: Real Madrid volta a vencer, PSG respira e Liverpool segue 100%
Sexta rodada que começou nesta terça-feira (10) confirmou favoritismo dos grandes
Funsau publica compra de R$ 667 mil em medicamentos controlados para o HRMS
O prazo de vigência do contrato é de 12 meses
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.