O prefeito (PSD) informou à reportagem do Jornal Midiamax que irá decidir, na próxima semana, sobre a obrigação do uso de máscaras em . “Vou tomar a decisão na próxima semana, após deliberação técnica”. O chefe do Executivo disse ainda que irá consultar a (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre o assunto.

Ainda nesta quarta-feira (10), O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu recomendação para que o município publique determinação sobre a obrigação do uso de máscaras pela população. A medida seria uma forma de fazer a população adotar a medida e conter os avanços do coronavírus.

Conforme consta na justificativa da recomendação o fato da população estar negligenciando a recomendação de manter isolamento social – um dos piores índices entre as capitais – e a retomada gradual das atividades na cidade como , indústrias, prestação de serviço e comércio.

Avanço da doença

Em Campo Grande, o avanço da Covid-19 foi de 41% em junho. Ou seja, os 9 primeiros dias de junho trouxeram um acréscimo de 123 novos casos de coronavírus à cidade. De março a maio, foram 299 infectados, o que significa um aumento de 41% no volume de doentes apenas entre 1º e 9 de junho.

A contagem da evolução do coronavírus por semana reforça que a doença continua a avançar em ritmo preocupante.

A alta de dados ocorre ao mesmo tempo em que o isolamento social (o “ficar em casa”) caiu vertiginosamente. Nas últimas semanas, Campo Grande ficou entre as primeiras cidades do país com menor taxa de isolamento –ficando em primeiro lugar em alguns desses dias.