Como os dois termos mais pesquisados no Google em 2020, na categoria de “Como fazer”, os dois utensílios mais utilizados para prevenção do – a e álcool em gel – ganharam destaque e parecem ter sido curiosidade da maioria dos brasileiros.

Logo que a pandemia começou no mundo, até antes de chegar o primeiro caso de coronavírus em , o Jornal Midiamax publicou várias dicas de como fazer álcool em gel caseiro. Pois bem no começo, chegou a faltar o produto nas farmácias e mercados, por ser a única a proteção contra o vírus até aquele momento.

Na época, o professor Daniel Alan Costa, naturopata e especialista pelo Albert Einstein, ensinou como produzir seu próprio álcool em gel e deu dicas de como se prevenir.

Receita para fazer álcool em gel caseiro

É necessário um álcool isopropílico 90%, um gel puro de Aloe Vera e óleos essenciais. Todos estes ingredientes são de fácil acesso nas farmácias e a mistura com as medidas certa, tem a mesma proteção do que os comprados prontos.

É necessário misturar na proporção de 2/3 de xícara de álcool isopropílico para 1/30 de xícara de gel Aloe vera, e por fim, opcional, gotas de óleo essencial da preferência. Os mais indicados pelo profissional foram: Tea Tree, orégano e tomilho, pois também possuem ações antibacteriana, antimicrobial, antisséptica e antiviral.

Máscara

No começo de abril, quando as máscaras começaram a ganhar destaque na proteção contra o vírus, diversas pessoas também começaram a ir atrás das caseiras, por serem reutilizáveis e também protegerem. Teve quem quis aprender para se proteger e até mesmo, diversas pessoas começaram a produzir para vender e ganhar uma renda extra.

Tentando se proteger, diversas maneiras de fazer uma máscara em casa foram divulgadas. Naquele momento, não havia ao certo estudos mostrando qual era a melhor, só depois a população começou a ter mais informações de como seria o jeito mais seguro de produzir a máscara de proteção. Em matéria do dia 04 de abril, foi ensinado  passo a passo para produzir o utensilio.Proteja-se: tutorial de máscaras protetoras de tecido fáceis de fazer em casa

Como fazer máscara caseira

É necessário ter um molde de dois pedaços de tecido, pode ser tricoline, algodão ou TNT. Depois, tire a medida do seu rosto para saber o tamanho ideal, lembrando de deixar nas laterais pelo menos um dedo maior na medida para incluir o elástico ou cordão para prender na orelha ou amarrá-la.

O corte precisa ter uma leve curva na parte de cima e embaixo, para que se encaixe bem no rosto e não fique caindo, trazendo proteção maior. Usando a costura, faça o acabamento do tecido na parte superior e inferior, para que não desfie. Costure as laterais com um bom espaço para que o elástico ou cordão passe com facilidade.

Hoje em dia, após alguns estudos, a máscara mais indicada é a que tenha três camadas, mesmo que uma delas seja mais fina. Também é recomendado que não tenha costura no meio para que o vírus não passe através dos pequenos buracos da costura. Mas a forma de fazer com o molde, acabamento e elástico, continuam da mesma forma. O importante é que se encaixe bem no rosto, para que não fique caindo e a pessoas consiga se manter protegida o tempo todo.