O boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) neste domingo (17) aponta que totalizou, às 10h desta manhã, 570 casos confirmados de Covid-19, o novo . De acordo com o secretário Geraldo Resende, este foi o maior número registrado em 24h desde o início dos diagnósticos de casos, sendo 62 a mais.

Ressaltando a importância do , a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone relatou que são 4.954 casos notificados, dos quais 4.294 foram descartados após testagem e 21 excluídos por não apresentarem sintomas do novo coronavírus. Há, além dos 570 casos confirmados, 69 casos sob investigação e 15 mortes.

Dos 62 casos novos confirmados, 34 são de Guia Lopes da Laguna, cujos moradores confirmados com coronavírus não tem respeitado o isolamento domiciliar. Neste final de semana, um paciente que estava sob investigação viajou para Porto Murtinho, descumprindo a recomendação. Ele vai responder criminalmente pelo ato.

Em , são mais 5 casos, incluindo crianças de 1, 6 e 8 anos; 6 em Três Lagoas; 4 em Fátima do Sul; 3 em Jardim; 2 em Douradina; 2 em Corumbá; 2 em Campo Grande; 1 em ; 1 em Vicentina; 1 em Deodápolis e 1 em Ribas do Rio Pardo.

Ao todo, 23 pessoas estão internadas, sendo 15 em leitos clínicos e 11 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 315 em isolamento domiciliar e 217 recuperados no Estado.

São 174 casos em Campo Grande, 98 em Guia Lopes da Laguna, 91 em Três Lagoas, 42 em Dourados, 20 em Jardim, 15 em Brasilândia, 14 em Bonito, 13 em Sonora, 12 em Nova Andradina, 10 em Ribas do Rio Pardo, 9 em , 8 em Corumbá, 6 em Batayporã, 6 em Coxim, 5 em Fátima do Sul, Ladário e Ponta Porã, 4 em Amambai, Paranaíba e Sidrolândia, 3 em Bataguassu, 2 em Bela Vista, Douradina, Mundo Novo, Naviraí e Vicentina; e um caso em cada uma das cidades de Alcinópolis, Camapuã; Deodápolis; Glória de Dourados; Jateí; Miranda; Paraíso das Águas; Rio Verde de Mato Grosso; São Gabriel do Oeste, Selvíria e Tacuru.

Mesmo que Mato Grosso do Sul seja o Estado brasileiro com menor incidência de casos, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.