Com 989 candidatos aceitos, o Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos, oferecido gratuitamente pela Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), torna-se o maior curso a distância da e com a meta de formação de até três mil pessoas até o próximo ano.

Os candidatos selecionados assistem na próxima segunda-feira (31) à aula inaugural com o professor Tel Amiel, da de Brasília, às 18h, no Canal Youtube da Sead.

O curso será oferecido em 60 horas/aula, entre os meses de agosto e novembro deste ano, sendo voltado para atuantes na educação básica no estado, professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, tutor, professor, coordenador de curso e coordenador de polo dos cursos a distância da UAB/UFMS e demais profissionais que atuam na área de educação pública ou privada.

O objetivo do curso é fomentar as práticas abertas e a criação de recursos educacionais abertos, voltados para ensino, aprendizagem e pesquisa. As aulas acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem da Universidade, o Moodle.

“Acredito que o interesse pelo curso se dá pelo momento de pandemia e pela necessidade dos professores em utilizar recursos que já estão disponíveis na internet. Como nem tudo que é gratuito e disponível para download é aberto e livre para uso e remix, o curso é de extrema importância para os profissionais da educação que estão fazendo curadoria de conteúdos para suas atividades didáticas”, explica a coordenadora do curso, professora Daiani Riedner, chefe da Divisão de Educação a Distancia da Sead.

Conhecer as licenças abertas e saber utilizá-las é uma segurança para estudantes e professores nesse período de ensino remoto, segundo a coordenadora.