Lideranças questionam coordenador da Funai sobre nomeação de chefe local sem qualificação
Um grupo de 10 lideranças indígenas da região de Porto Murtinho,a 454 km de Campo Grande, deve encontrar-se na tarde desta segunda-feira (16) com o Coordenador Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, José Magalhães Filho, para questionar os critérios para exoneração do chefe da Coordenação Técnica Local em Bonito, ocorrida no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de 10 lideranças indígenas da região de Porto Murtinho,a 454 km de Campo Grande, deve encontrar-se na tarde desta segunda-feira (16) com o Coordenador Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, José Magalhães Filho, para questionar os critérios para exoneração do chefe da Coordenação Técnica Local em Bonito, ocorrida no início do mês.
Em 4 de março deste ano, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) a exoneração de indígena terena Miguel Jordão, que teria até título de mestre. Ele foi substituído pelo também terena Fabio Lemes, que não teria qualificação alguma, apenas o ensino médio.
“Queremos entender qual foi o critério. Não nos pareceu lógico. Se fosse para substituir, que substituísse por um Kadwéu. Temos pessoas qualificadas para esse posto, também mestres. Mas, substituir por uma pessoa com menos qualificação nos parece estranho. Hoje, vamos cobrar explicações”, destacou Ambrósio Kadwéu, presidente da Associação dos Kadwéu de Porto Murtinho.
O grupo afirma ter sido pego de surpresa com a nomeação, que também exonerou o chefe da Coordenação Técnica Local em Corumbá, Valmir Cabrocha Brites Rocha, para nomear Ércio de Oliveira. “Não houve diálogo algum. Ele pegou um terena desprovido de qualquer instrução, sem qualificação. Ele tem dificuldade para gerenciar as tecnologias que temos lá e está chefiando um setor técnico. São ao menos seis aldeias impactadas com essa decisão”, acrescentou Ambrósio.
O grupo destaca que, a depender do andamento da reunião, pode acionar o MPF (Ministério Público Federal) ainda nesta segunda-feira. “Vamos ver as concessões que o senhor Magalhães vai fazer. A depender delas, podemos acionar as outras instâncias, sim”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pó de Serra’: Quadrilha que usa MS como rota para cocaína do Paraguai é alvo da PF
- Dia do Pantanal: ‘Reconstrução’ do bioma passa por punição de quem ateou ou se aproveitou de incêndios
- Olho roxo, feridas nas mãos e pés: Mãe é levada para a delegacia por maus-tratos a menino em Campo Grande
- União deposita R$ 27,8 mi e fazendeiros deixam terras indígenas em MS dia 26 de novembro
Últimas Notícias
Operação transfere presos perigosos de Pedro Juan Caballero e outras unidades do Paraguai
Uma grande operação policial iniciada nesta terça-feira (12) está em andamento no Paraguai para transferir presos de alta periculosidade para o centro de máxima segurança de Mingua Guazú, Alto Paraná. Entre os detentos estão membros de facções criminosas brasileiras e paraguaias. As Forças Armadas juntamente com a Polícia Nacional estão participando do operativo, com tropas,…
Com vagas temporárias e para PCDs, Funsat oferta 2.176 oportunidades nesta quarta-feira
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
Cirurgia de testa, Maldivas: veja a lista de presentes do casamento de Lucas Rangel
Lucas Rangel e Lucas Bley se casaram na última segunda-feira (11); pombinhos não economizaram na hora de montar a lista de presentes
União publica construção de centro cultural em Água Clara por R$ 3,4 milhões
A publicação consta no DOU desta quarta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.