Lei obriga álcool gel em 12 tipos de estabelecimentos públicos e privados em MS
Lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicada nesta quarta-feira (14), a lei 5.575, que obriga a colocação e disponibilização de álcool gel em 12 tipos de estabelecimentos públicos e privados em Mato Grosso do Sul, já está em vigor. Estão na lista, shoppings, supermercados, casas lotéricas, casas de eventos e bancos. A disponibilização […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicada nesta quarta-feira (14), a lei 5.575, que obriga a colocação e disponibilização de álcool gel em 12 tipos de estabelecimentos públicos e privados em Mato Grosso do Sul, já está em vigor. Estão na lista, shoppings, supermercados, casas lotéricas, casas de eventos e bancos.
A disponibilização de álcool 70% já era uma determinação temporária, que partia de decretos municipais, em Campo Grande. Caso as determinações não sejam seguidas, o estabelecimento poderá sofrer as sanções administrativas cabíveis.
De acordo com o Governo do Estado, a exigência vale para todos os locais que vendam alimentos e também para órgãos e estabelecimentos onde ocorra aglomeração de pessoas. Eles também estão obrigados a fixar em locais de fácil acesso e visualização o equipamento de álcool em gel, inclusive com placa contendo aviso.
A lei lista como locais de aglomerações: repartições públicas; shopping centers e centros comerciais; estações rodoviárias e terminais rodoviários; aeroportos; e estações férreas.
A relação também conta com casas lotéricas; terminais de ferry boat e os ferrys; agências bancárias e postos de serviços; hotéis e pousadas; bares, restaurantes e similares; hospitais, postos de saúde, clínicas médicas especializadas, laboratórios e similares; consultórios odontológicos; e clínicas e hospitais veterinários.
Além disso, o álcool é exigido casas de eventos e eventos realizados em locais fechados; supermercados e hipermercados; escolas, faculdades e outras instituições de ensino; igrejas e templos religiosos; clubes de serviços; padarias e delicatessens; cinemas e teatros; estabelecimentos comerciais; e oficinas de serviços.
Hospitais
Para alguns estabelecimentos, a exigência é maior. Os hospitais públicos e particulares, por exemplo, deverão fazer a instalação de dispensador de álcool gel 70 nos quartos, enfermarias, banheiros, corredores e área de recepção e atendimento ao público, objetivando evitar a disseminação de infecção hospitalar e outras patologias.
Escolas
Já as escolas, faculdades e outras instituições de ensino deverão instalar dispensador de álcool gel em banheiros, corredores e próximos às áreas de alimentação. Aprovada pela Assembleia Legislativa, a lei é de iniciativa do deputado Barbosinha.
“Infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe convencional e H1N1, entre outras enfermidades, podem ser evitadas quando a mão é limpa corretamente. Moedas, maçanetas e telefones são apenas alguns exemplos de itens compartilhados por muitos e que facilitam a transmissão de doenças. Para não ficar propenso a esse risco, recomenda-se uma boa higienização das mãos”, argumenta o deputado.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Idoso morre 4 dias após ser atropelado por motociclista em aldeia de MS
Vítima estava internada no Hospital da Vida desde a noite do último domingo (6)
VÍDEO: temporal deixa rastro de destruição em sítio de Sidrolândia
Com a força do temporal, parte do telhado foi arrancada, árvores caíram e móveis foram arrastados
Jovem que deu apoio a adolescentes em duplo latrocínio é preso em Goiás
Crime aconteceu no domingo de eleição em Aporé, Goiás. Trio foi preso em Chapadão do Sul
Após bombar no horário nobre da Globo, Ana Castela ‘some’ em novela infantil do SBT
Muita gente nem sabe que a boiadeira canta diariamente na novela infantil do SBT “A Caverna Encantada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.