: Gritos e Sussurros” será o tema do debate virtual promovido pelo DACC (Departamento de Atendimento à Comunidade e Cultura), da SPMS (Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul). A transmissão acontecerá às 20h30, no dia 30 de setembro, na plataforma Zoom.

Os convidados são o psicanalista Ignácio Paim, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, e a juíza Jacqueline Machado, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Ambos são estudiosos do assunto e pretendem abordá-los sob os pontos de vistas comportamentais, culturais e institucionais.

Ignácio Paim abordará a personalidade racista, analisando-a como uma “ideologia de cor e de corpo que assevera uma dominação prescritiva”.

Para ele, “o racismo brasileiro é um inimigo invisível” que corrói de maneira sutil a estrutura social, mantendo acesa uma “crueldade” que desequilibra não somente o jogo democrático como a harmonia da sociedade.

Já para Jaqueline Machado, “o primeiro passo para mudar a perspectiva da sociedade é nos reconhecermos como racistas e desconstruir as vigas que sustentam uma visão de mundo equivocada sob a ótica de um humanismo construtivo”.

Os interessados devem se inscrever no site da SPMS. O valor da inscrição é R$ 20,00.