A investigação sobre a morte de um menino de cinco anos infectado pelo descartou o desenvolvimento de uma síndrome rara. A investigação buscava descobrir se ele desenvolveu a SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica), que poderia ter agravado o caso de , mas a hipótese foi descartada, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A morte do menino de cinco anos foi anunciada no dia 28 de outubro, ele foi a primeira criança a morrer após ser infectada pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O menino de cinco anos era de Ponta Porã e chegou a ser atendido também em . Segundo informações divulgadas pela secretaria, o menino era autista e tinha comorbidades, como asma e

Diante do caso, a SES anunciou que investigaria se ele desenvolveu uma síndrome inflamatória, que tem sido comum em casos de crianças e adolescentes infectados pela Covid-19. No caso do menino, a investigação deu negativa, mas a SES ainda investiga o caso da adolescente de 15 anos. 

Morte de adolescente

No dia 21 de outubro, a SES anunciou a morte de outro paciente jovem em Mato Grosso do Sul. O caso é de uma adolescente de 15 anos, que testou positivo para coronavírus. A morte gerou controvérsia, já que a família alegou que ela havia passado por uma cirurgia recentemente e que a Covid-19 não seria a causa da morte. Familiares aguardam um laudo para comprovar o motivo do óbito.