O de abre processo seletivo para preenchimento de vagas destinada ao curso de formação inicial para o primeiro emprego, destinado à jovens de 15 anos a 16 anos e seis meses em situação de vulnerabilidade social.

São 70 vagas, sendo 35 para o período matutino e 35 para o vespertino no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas desenvolvidas no Instituto Mirim. O curso não será remunerado, pois serve como ponto de partida para o primeiro emprego, abordando a preparação do jovem para o ingresso no mercado de trabalho, incentivando-o ao bom comportamento, a cooperação, a cidadania e a ética, por meio de aulas expositivas, leituras e trabalhos.

A carga horária será de 48 horas de estudos divididas em 12 encontros presenciais. A conclusão dá direito ao certificado que confere ao seu titular a comprovação de sua participação e servirá como seletiva para o jovem se ingressar como candidato à vaga de empregado aprendiz, matriculado em um Curso de Aprendizagem no Instituto Mirim de Bataguassu e registrado em carteira de trabalho.

Para participar da seleção, o jovem precisa ser brasileiro, ser residente e domiciliado em Bataguassu, estar matriculado na rede regular de ensino, ter idade entre 15 anos a 16 anos e seis meses, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos, estar no cadastro único de programas sociais com inscrição atualizada do NIS (Número de Identificação Social), do responsável legal, do adolescente e dos demais componentes familiares.

Inscrição

A inscrição será efetuada no período de 15 a 24 de janeiro de 2020, na sede do Instituto Mirim de Bataguassu localizado na Rua nº11, Jardim Santa Luzia, Bataguassu-MS no horário das 9h às 11h e das 15h às 17h (Brasília). Os jovens deverão estar acompanhados por seus pais ou responsáveis legais.

A apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas no item anterior será realizada no ato da inscrição, onde o responsável pelo menor deverá apresentar comprovante da Renda Familiar  referente a todos que residem na casa, bem como assinar Termo de responsabilidade de informações.

Além, disso, os candidatos, no ato da inscrição, deverão apresentar originais dos seguintes documentos: Do Menor – Comprovante de matrícula na rede pública de ensino; RG; CPF e Carteira de Trabalho, NIS. Do Responsável – CPF, RG, NIS do responsável e familiares, comprovante de renda de todos os membros da família que trabalham e comprovante de residência registrado em nome dos pais ou responsável.

Nos termos do que dispõe a legislação pertinente, 5% das vagas existentes serão destinadas aos portadores de necessidades especiais.

Mais informações sobre a seleção está disponível no Diário Oficial dos Municípios, a partir da página 17.