INSS adia novamente reabertura de agências para atendimento presencial

O governo adiou mais uma vez a reabertura das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), fechadas por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, após casos de […]

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Foto: Arquivo
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O governo adiou mais uma vez a reabertura das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), fechadas por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto.

Depois, após casos de contaminações não diminuíram e passou para 24 de agosto. Agora, conforme assessoria de imprensa local do INSS, a reabertura será em setembro. A nova data deverá ser definida ainda nesta sexta-feira (21) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e pelo INSS. Com isso, fica prorrogado o atendimento por meio dos canais remotos até o mês que vem.

“Em virtude de diversas informações desencontradas, informamos que as agências do INSS reabrirão em setembro, em data a ser definida pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e pelo presidente do INSS ainda nesta sexta-feira”, disse em nota.

Suspensão dos serviços

O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus.

Mesmo após a reabertura, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento presencial será restrito exclusivamente:

  • Aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • E a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse o site do INSS.

 

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